11 de abril de 2018

Soja: USDA traz mais quedas na Argentina e reduz projeções mundiais

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou nesta terça-feira (10) os novos números do boletim de oferta e demanda de abril e trouxe reduções importantes na produção e nos estoques finais no mundo. A produção mundial reduziu de 340,9  para 334, 8 milhões de toneladas enquanto os estoques finais recuaram de 94,4  para 90,8 milhões de toneladas. Para a soja, entre os números da América do Sul, a safra da Argentina foi reduzida para 40 milhões de toneladas, contra 47 milhões projetadas em março.

Ainda sobre a Argentina, o USDA revisou para baixo também os números dos estoques finais para 28,58 milhões de toneladas e as exportações para 4,2 milhões de toneladas. No caso da produção brasileira, o novo dado é de 115 milhões de toneladas – número que veio em linha com o trazido pela Conab também nesta terça-feira (10) – e mais alto do que os 114 milhões do boletim anterior. Os estoques brasileiros foram estimados agora em 21,07 milhões de toneladas, 600 mil toneladas a menos do que a projeção de março e, em contrapartida, as exportações nacionais foram corrigidas para cima e estimadas em 73,1 milhões de toneladas.

Soja EUA – Pouca mudança nos números americanos com redução dos estoques finais de soja de 15,1 para 14,97 milhões de toneladas. O recuo foi motivado principalmente pelo aumento nos esmagamentos (consumo interno) que passou de 53,34 milhões de toneladas em março para 53,61 milhões de toneladas em abril.

Fonte: USDA

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.