20 de março de 2018

Mauricio Picazo Galhardo: Ato do Agro, OGM na Bolívia e seca na Argentina

ATO PELA AGRICULTURA – A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), apresenta ações realizadas em prol da agropecuária paulista, na próxima segunda-feira (19/3), no Palácio dos Bandeirantes, durante o “Ato pela Agricultura – alimento, renda e futuro!”, realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O encontro reunirá as principais lideranças do agronegócio, representantes de cooperativas e associações de produtores rurais para um balanço das ações do governo do Estado de fomento ao setor agropecuário nos últimos anos.

MAIS LEITE, MAIS RENDA – Cerca de 200 pessoas, entre técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo, de empresas privadas e também produtores rurais participaram do treinamento do Plano Mais Leite, Mais Renda, que ocorreu nos dias 13 e 14 de março, nas cidades de Araçatuba e Lins, respectivamente. O evento contou com palestras de temas ligados à bovinocultura leiteira e também promoveu visitas a estações que apresentaram, na prática, soluções para a cadeia produtiva.

SECA – A seca que afeta o campo na Argentina é instalada como um assunto além dos produtores. Acontece que bancos e fornecedores de insumos para a indústria em geral descontam que haverá um impacto que atingirá a economia. No entanto, os responsáveis pelas empresas líderes acreditam que, embora talvez de menor magnitude, o crescimento econômico continuará a ser o mesmo. “Apesar da seca, a economia crescerá em torno de 3%”, disse Enrique Cristofani, presidente do banco Santander Río, ao jornal argentino, La Nación.

MODIFICAÇÃO – Os agricultores bolivianos estão prontos para se sentar nos próximos dias com o governo e falar sobre o uso de organismos geneticamente modificados que ajudam a produzir mais. Os dias restantes de março serão fundamentais para o setor agrícola, uma vez que apresentará a proposta de uso da biotecnologia no milho, soja, algodão e cana-de-açúcar.

NOVO CEASA – Propostas devem apresentar alternativas de localização do entreposto de abastecimento. Estado tem até 60 dias para analisar os estudos e lançar o projeto de estruturação do novo entreposto edital de concorrência da concessão. O Governo do Estado de São Paulo recebeu 4 estudos visando à implantação, operação e manutenção do Novo Centro de Abastecimento Alimentar em São Paulo, em parceria com a iniciativa privada – o Novo Ceasa.

PROPOSTAS – As entidades que integram o Conselho do Agro, entre elas a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), aprovaram a elaboração de um documento com as principais reivindicações do setor, que deverá ser entregue aos candidatos à Presidência da República. O objetivo é colaborar com a implementação de políticas públicas de médio e longo prazos e estabelecer um programa para o agronegócio até 2030. A medida foi acertada durante reunião do Conselho, em Brasília, dia (15/3), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

FRANGO – As recentes fortes altas das cotações do milho e do farelo de soja e as quedas nos valores do frango vivo têm deixado o setor avícola em alerta. Esse cenário tem reduzido o poder de compra de produtores frente a esses insumos, que integram os principais custos do setor. Segundo a Equipe de Grãos do Cepea, apesar do período de colheita da safra de verão de milho e dos bons volumes ainda em estoques, a retração vendedora e incertezas quanto à segunda safra nacional e à produção argentina têm impulsionado os preços do cereal.

MANGA – O preço da variedade tommy caiu com força na semana (12 a 16/03) na região de Petrolina/Juazeiro (PE/BA). A queda contraria as expectativas dos produtores, que esperavam, para esta semana, valores bem maiores do que os que foram praticados nas últimas semanas. O motivo de surpresa por parte dos mangicultores é principalmente a baixa oferta da variedade, não só na região, mas em âmbito nacional, o que normalmente reflete em preços mais elevados.

Textos – Cati, Secretaria de Agricultura S.Paulo, SNA, Cepea/Esalq, HFBrasil)

Email de contato: mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.