Web rádio com foco exclusivo no agronegócio é lançada no mercado

Compartilhe:

Projetado como uma plataforma digital, o novo empreendimento busca suprir a carência de veículos de comunicação com programação jornalística voltada para os públicos do agronegócio no País

Mundo agro. Esse é o negócio da web rádio Agromundi que foi lançada no mercado brasileiro, no início do mês de junho, com o objetivo de preencher uma lacuna encontrada no setor de comunicação brasileiro: a ausência de veículos de comunicação com programas jornalísticos especializados em agronegócio. A rádio entra no ar com uma programação composta por conteúdos jornalísticos exclusivos, produzidos por um time próprio de jornalistas, além de uma grade musical desenvolvida, por meio de pesquisas, especialmente para o público-alvo do segmento. O compromisso é levar informação, conteúdo técnico, opinião de especialistas e entretenimento 24 horas por dia e sem fronteiras.

A Agromundi trabalha diariamente no desenvolvimento de pautas jornalísticas diretamente relacionadas ao mundo agro de todas as partes do território nacional, mais especificamente dos Estados com peso no agronegócio. O foco da rádio é tornar-se a referência no agronegócio, o que deverá ser percebido pelos ouvintes logo nos primeiros meses de atividades da rádio. Durante o período das 6 horas até as 19h30, a grade de programação inclui três edições do “Jornal Agro News” e vários programetes informativos veiculado a cada hora cheia e a cada ½ hora, intercalados com música de qualidade para o perfil dos ouvintes.

Projeto pioneiro

O desenvolvimento do projeto, considerado pioneiro no Brasil e que conta com uma plataforma digital multimídia (http://www.agromundi.com.br), teve início no final do ano de 2012, e embasou-se na constatação de que a grande maioria dos veículos de comunicação voltados para o mundo agro trabalham com foco no entretenimento e reprodução musical, em sua maioria rádio locais “sertanejas”. Concluiu-se, então, que o setor do agronegócio necessitava de um veículo noticioso, que pudesse levar as principais informações da área para todas as partes do Brasil, principalmente áreas rurais.

“Após essa análise, iniciamos um trabalho de pesquisas online, além de diversos estudos com profissionais do segmento, como agrônomos, veterinários e empresários. Ao final do levantamento, concluímos que esses profissionais, por falta de informações divulgadas dentro do País, buscavam notícias em emissoras localizadas nos EUA e Inglaterra”, explica o consultor estratégico da Agromundi, Francisco Bueno.

O mercado brasileiro segue muito as tendências norte americanas, e por lá as pesquisas apontam um crescimento substancial no número de ouvintes em plataformas online, em todas as faixas etárias, como aponta a pesquisa Ifinite Dial 2017, realizada pela Edison Reserch em parceria com a Triton Digital. De acordo com o levantamento, o alcance desse tipo de veículo de comunicação entre os jovens chega a 87%, já entre os adultos a marca atinge 70%.

Agronews

De acordo com a editora-chefe dos radiojornais da Agromundi, Bárbara Majadas, o “Jornal AGRO NEWS” tem três edições diárias (6h, 12h e 18h) com duração inicial de 10 minutos. “No final de julho os programas passarão a ter 20 minutos de duração com apresentação das notícias mais importantes do Brasil e do mundo sobre o universo do agronegócio. “Vamos abordar assuntos que interferem no setor nas áreas da política, economia, mundo, situação das estradas e tempo e temperatura”, explicou a editora.

Mobile

A Agromundi considera sua consolidação na explosão da facilidade dos mobile, que acompanham o usuário noite e dia em seus deslocamentos, independentemente do local que esteja. Onde as informações reais e musicais serão eternos companheiros dos ouvintes. A rádio investiu na contratação de bons jornalistas para geração de conteúdo, entrevistas de grandes expressões do mundo agro e grandes parcerias com as entidades de classe referências no país, como o Sicoob, OCB-GO e Embrapa. “Com a conquista de ouvintes e acessos orgânicos, será possível viabilizar a sustentabilidade econômica por meio da comercialização de espaços publicitários”, explica Francisco Bueno.

Cada vez mais o universo digital ganha importância, com facilidade de acesso, seja por meio de desktop ou mobile. É uma realidade sem volta. Com a Agromundi não é diferente, além de forte atuação nas principais redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), a rádio está desenvolvendo um aplicativo exclusivo que permitirá acessar os conteúdos de qualquer lugar. A previsão é de que o APP esteja disponível para download em meados de setembro.

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.