Membro do CCAS ministra palestra sobre soja, em Londrina/PR

Compartilhe:

O membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e engenheiro agrônomo, Dirceu Gassen, será palestrante do IV Encontro Nacional da Soja, que acontece nos dias 6 e 7 de abril, em Londrina/PR, e é promovido pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz.

Dirceu será o responsável pelo painel 2, no dia 6, “Manejo para alta produtividade de soja”, em que fará uma análise da colheita de 2017 e posicionará os desafios para viabilizar a cultura da soja nos próximos anos. O membro do CCAS abordará ainda a cultura como o ciclo econômico de maior valor na história do Brasil, com quase 40% de proteína e 18% de óleo comestível no conteúdo dos grãos.

Segundo o engenheiro agrônomo, a qualidade nutricional da soja é atrativa para micro-organismos, insetos, ácaros e nematoides, logo, exige mais conhecimento e estratégias coletivas de manejo. A proteção de plantas envolve ações de agricultores, da indústria de insumos e dos segmentos envolvendo transporte, rodovias e pátios de armazenagem.

Para o futuro, a viabilidade econômica da produção de soja exige metas de aumento na produtividade estimadas em 3% ao ano.  Isso equivale a afirmar que em 2025, o país deverá colher mais de 4.000 kg/ha, próximo a 70 sc/ha. As novas demandas de gestão financeira, de qualificação de recursos humanos e de novas tecnologias levam a um desafio para os jovens.

“As mudanças na agricultura são muito rápidas, exigem novo perfil de pessoas, qualificadas e motivadas para o uso de tecnologias modernas, disponíveis no mercado e que levam a diferenciar o perfil de agricultor viável no negócio de produção de grãos”, explica.

Mais informações e inscrições para o evento, no site www.fealq.org.br.

Sobre o CCAS

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.