30 de março de 2016

Fepagro e Setrem querem fomentar a agropecuária no Noroeste do Estado

Estudar parcerias para fomentar a agropecuária na região Noroeste do Estado e fornecer conhecimentos e tecnologias para produtores rurais, técnicos, estudantes e demais agentes ligados ao agronegócio

Essa foi a finalidade de uma reunião entre representantes da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), que ocorreu recentemente em Três de Maio.

Segundo o diretor técnico da Fepagro, Carlos Oliveira, os participantes abordaram as atividades que as instituições vêm realizando e vislumbraram áreas em que parcerias estratégicas podem ser estabelecidas e institucionalizadas. “Ficou definida a elaboração de uma cooperação técnica para a realização dos trabalhos em parceria, visando à pesquisa agropecuária, à transferência de tecnologia e à capacitação de recursos humanos”, explicou.

Participaram também do encontro o pesquisador da Fepagro, Zeferino Chielle; e, por parte da Setrem, o diretor geral, Flavio Magedanz, o vice-diretor de Ensino Superior e Ensino Profissionalizante, Sandro Ergang, e o coordenador do curso de Agronomia, Marcos Caraffa.

Dia de Campo

Conforme Oliveira, dia 18 de março foi realizado um dia de campo para culturas anuais de verão, promovido pelo Setrem, Cooperativa Agro-pecuária Alto Uruguai (Cootrimaio), Emater e Sicredi, que contou com a participação da Fepagro e Embrapa. “Essa foi uma das atividades que demonstram a sintonia entre as instituições”, destacou. Participaram mais de 230 pessoas, entre produtores, técnicos, estudantes e público em geral.

Entre as cinco estações apresentadas, a Fepagro foi responsável pela Estação 1, abordando a cultura do sorgo como alternativa para a produção de grãos, representada pelos pesquisadores Zeferino Chielle e Carlos Oliveira. Chielle explicou sobre o manejo da cultura e as potencialidades e possibilidades de uso. “O sorgo do tipo granífero possibilita, após a colheita dos grãos, que seja efetuada uma segunda colheita na mesma área, ou a utilização das plantas para produção de silagem”, exemplificou. Ele também frisou a importância da semeadura no período adequado, que, na região Noroeste, ocorre entre meio de setembro e final de outubro.

Oliveira abordou a gestão da propriedade e a importância do produtor integrar questões técnicas e econômicas para a tomada de decisões. Para exemplificar como há interação entre atividades agropecuárias citou o milho. “Segundo dados da Emater , o Rio Grande do Sul tem estimativa de produção de 4,7 milhões de toneladas de grãos de milho nesta safra. Contudo, a demanda estimada por milho no Estado é de 6 milhões de toneladas para atender, principalmente, a alimentação de gado de leite, suínos e aves”.

De acordo com o pesquisador, esse desequilíbrio entre oferta e demanda de grãos tem efeito social e econômico em diversas cadeias produtivas. “A região Noroeste concentra a maior bacia leiteira do Estado e também é importante na produção de grãos, suínos e aves. Para superar desequilíbrios futuros e buscar sustentação de médio e longo prazo, por parte da oferta, os produtores necessitam estabelecer que planejamentos do uso da área das propriedades não sejam conduzidos estritamente pela cotação dos grãos no período próximo ao plantio, mas também devem levar em conta a importância da rotação de culturas. Entre as alternativas de produção está o sorgo como cultura que pode participar da rotação”, salientou.

Congresso Nacional de Milho e Sorgo

Oliveira ressaltou que uma oportunidade de abordar aspectos técnicos, sociais, econômicos e políticos, visando otimizar a produção e o uso de milho e sorgo será o XXXI Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que ocorrerá no final de setembro em Bento Gonçalves. O evento será realizado pela Fepagro, Emater e Embrapa e tem a promoção da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS).

Fonte: Fepagro

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.

    plugins premium WordPress