Por Flávia Nakamura
Fundada em 1998, em Rio Verde (GO), a Siagri nasceu com foco no agronegócio. Seu primeiro produto foi o Siagri Revenda, um sistema de gestão de revendas de insumos agrícolas. Hoje, a empresa conta com três unidades: além de Rio Verde, possui escritórios em Aparecida de Goiânia e em Goiânia, onde fica o escritório central.
Nesta entrevista, Carlos Antonio Barbosa, diretor da empresa, fala sobre os benefícios da correta implantação de um sistema de gestão e conta sobre a atuação da Siagri no mercado das revendas agrícolas e pecuárias.
AgroRevenda Quais os principais produtos da Siagri? Desses, que soluções são dirigidas às revendas de insumos para agricultura e pecuária?
Carlos Barbosa O carro chefe é o Siagri Agribusiness, um software de gestão empresarial desenvolvido especificamente para o agronegócio, num modelo estruturado em um conjunto de módulos que formam um sistema de gestão empresarial (ERP). Outros produtos de destaque em nosso portfólio são o Receituário Agronômico Online, o Siagri Trocas e o Siagri Mobile. Todos eles com atuação voltada para as revendas agrícolas e pecuárias.
AR Quais os principais benefícios do Siagri Agribusiness para o agrorevendedor?
Barbosa Trata-se de uma ferramenta de simples operação. A principal característica é a sua estrutura modular. Isto significa flexibilidade e agilidade para adicionar novas funcionalidades ao sistema. Os módulos são totalmente integrados e atendem aos diversos tipos e áreas de negócios. Esta sistematização e integração de dados promovem uma maior confiança nos relatórios e informações da empresa. O sistema também permite maior visibilidade de todos os processos organizacionais devido à gestão financeira e contábil aliada aos processos analíticos. As pré-configurações e a aplicação específica para revendas são fatores que contribuem para uma implantação mais rápida do sistema. Tudo isto só foi possível, pois desde o início optamos por focar nossas soluções para o agronegócio e adquirimos uma forte especialização.
AR Como um sistema de gestão beneficia a revenda?
Barbosa No caso das soluções da Siagri, além de atender todas as obrigações fiscais com confiabilidade e segurança, nossos sistemas de gestão permitem a integração das informações. Dessa forma é possível olhar a empresa como um todo e não cada departamento isoladamente. Isso favorece a geração de bases sólidas de conhecimento nos níveis tático e estratégico da empresa. Acompanhando todos os processos do negócio, a gestão se torna estratégica e não reativa. Isto auxilia no processo de tomada de decisões e na elaboração de ações direcionadas ao mercado. Assim, com o uso de nossas soluções, nossos clientes se tornam mais ágeis, seguros e competitivos.
AR Como estabelecer uma previsão de custos na implantação de um sistema de gestão?
Barbosa Nossas soluções foram projetadas para terem a melhor equação de custo e benefício do mercado, e são montadas por módulos e número de usuários. Assim sempre teremos preços competitivos, independentemente do porte do cliente.
AR Que tipo de apoio a Siagri oferece aos seus clientes na escolha, implantação e pós-vendas?
Barbosa Nossas vendas são feitas a partir de uma análise no perfil, segmento e cultura da empresa. Assim, conseguimos identificar antecipadamente se conseguiremos atender plenamente às expectativas do cliente. A partir da compra, a Siagri disponibiliza um consultor de implantação que estará em contato direto com o responsável pelo sistema do cliente. Este acompanhamento serve para sanar dúvidas que possam surgir ao longo do processo de implantação. A estrutura modular do Siagri Agribusiness também permite uma customização do sistema atendendo às necessidades de cada empresa. Quando necessário, disponibilizamos a visita de um desenvolvedor para realizar as devidas customizações (personalização do sistema para o cliente). A reestruturação do departamento comercial deu início também ao trabalho de pós-venda para acompanhar nossos clientes no uso das soluções. Após a implantação, as empresas contam com o apoio do departamento de suporte .
AR Como evitar a subutilização de um sistema de gestão ou seu abandono por falta de comprometimento ou capacitação das pessoas que com ele trabalham?
Barbosa Uma implantação de sistemas envolve variáveis importantes que precisam ser tratadas: tecnologia do software, hardware, aderência do software ao segmento do cliente, competência do fornecedor para transmitir o conhecimento do uso do aplicativo e, muito importante, a maturidade empresarial do cliente e usuários.
Nós nos preocupamos com todas estas variáveis e desenvolvemos soluções que envolvem um aplicativo aderente (focado), implantação sob medida e muito planejamento, pois nosso objetivo é que o sistema seja explorado por completo. Nossa missão consiste em “apoiar os clientes na obtenção dos melhores resultados com nossas soluções de gestão empresarial”. Por este motivo, além do tradicional suporte telefônico ou online, são disponibilizados cursos de cada módulo do Siagri Agribusiness específico para a capacitação dos clientes no uso da ferramenta.
AR Como os produtos da Siagri permitem o dimensionamento do sistema conforme o porte e capacidade de investimento da revenda?
Barbosa Nossos consultores comerciais estão aptos a analisar a demanda do cliente e sugerir o aplicativo e os módulos necessários. Além disso, no processo de venda, estabelecemos uma etapa em que aprofundamos a análise sobre a necessidade do cliente e, assim, definimos o escopo do projeto de implantação, garantindo um maior uso da solução e conseqüentemente uma elevação da satisfação do cliente.
AR Qual a forma de aquisição de um software da Siagri?
Barbosa Nossos softwares são adquiridos com três investimentos: aquisição da licença de uso do aplicativo (compra do software), levando em consideração número de usuários e módulos adquiridos; aquisição dos serviços de implantação (instalação, configuração, customização e treinamento) e aquisição de contrato de suporte mensal, para garantir a atualização legal e tecnológica do aplicativo (que é constante) e suporte a dúvidas.
As melhorias promovidas no sistema são constantes para que ele possa se adequar às demandas de nossos clientes. Uma equipe de analistas de negócios, atrelada ao departamento de desenvolvimentos faz a solicitações de melhorias. Cada melhoria gera uma nota técnica disponibilizada para o cliente solicitante, com o procedimento de atualização do sistema. Este documento também é divulgado para toda nossa rede de relacionamentos por meio do Boletim Informativo Siagri (BIS). Este mesmo procedimento acontece com as solicitações do departamento de suporte.
AR No momento, a Siagri tem promoções para o mercado de revendas?
Barbosa Sim. Se a empresa for filiada à Andav (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários), será concedido o desconto de 10% na aquisição do sistema e dos serviços de implantação. Além disso, recentemente fizemos uma campanha de ativação de módulos para usuários da base que foi um sucesso. Em breve, lançaremos mais campanhas, de acordo com as demandas reprimidas do mercado.
AR Que facilidades de pagamento a empresa oferece aos clientes? Por exemplo, há financiamento pelo BNDES?
Barbosa Além de parcelamento, há financiamento pelo Cartão BNDES e PROGER.
AR Qual a perspectiva da Siagri para o mercado de revendas em 2011?
Barbosa Respondo esta pergunta, começando com outra pergunta: você já teve a sensação que poderia utilizar mais recursos de seu celular, ou de sua TV de LCD ou de seu aparelho de DVD? Temos pensado muito a respeito disso, pois como somos uma das empresas líderes no fornecimento de aplicativos para revenda de defensivos, temos que olhar com muito carinho nossa base instalada. Assim, estamos desenvolvendo um trabalho para que nossos clientes atuais e os futuros clientes possam utilizar cada vez mais nossas soluções. Afinal, não basta desenvolvermos excelentes aplicativos, é necessário que eles sejam disponibilizados para nossos clientes e eles possam realmente utilizar todos os seus recursos. Nossos clientes ativos e candidatos a clientes serão convidados para mergulhar no uso de nossos soluções, principalmente os módulos táticos e estratégicos em prol da competitividade de seus negócios.
Sempre presente
Desde a primeira edição, a Siagri marcou presença na Expo AgroRevenda, demonstrando suas soluções aos revendedores agropecuários. Na terceira edição da feira, a empresa inovou e despertou a atenção dos visitantes: com design diferenciado, o estande foi palco de atuação do caricaturista Lisandro Greco, que personalizou camisetas com curiosas caricaturas. Além de apoiar o Workshop de Vendas para o Varejo Agropecuário, a Siagri promoveu um workshop sobre a nota fiscal eletrônica e uma palestra sobre o uso de sistemas de gestão. Como uma boa empresa de tecnologia, a Siagri também está presente no Twitter (twitter.com.br/siagri) e Facebook (facebook.com.br/siagri).