Solução nanotecnológica combate pragas em plantações de tomate

Compartilhe:

NanoAgro bioinseticida tomate

A nanotecnologia combina a proteína biodegradável zeína ao ingrediente ativo ciantraniliprol (CNAP), permitindo que o defensivo apresente o mesmo desempenho com apenas 1/10 da dose que costuma ser utilizada.

 

A produção brasileira de tomate tem atraído atenção do setor agrícola internacional ao longo dos últimos anos, devido ao aumento significativo nos índices de exportação do fruto e ao crescimento de mais de 70% em valor de produção no país, desde 2018. A constância deste avanço, no entanto, depende cada vez mais de apoio tecnológico, tendo em vista que os tomateiros são mais sensíveis do que muitas outras plantas, especialmente devido à sua susceptibilidade a pragas e doenças, com destaque à Mosca-branca (Bemisia tabaci), inseto mais perigoso ao cultivo de tomate e que transmite fortes viroses, provocando o enfraquecimento das plantas.

Para combater a ação da praga nos tomateiros, os gastos dos produtores costumam chegar a 30% do custo de produção — segundo o estudo da Bayer — o que reduz a lucratividade das fazendas e gera um aumento progressivo no preço dos produtos para os consumidores. Com o objetivo de contribuir para a melhoria na dinâmica dos produtores de tomate e impactar o setor agrícola com inovação e sustentabilidade, os pesquisadores parceiros do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanotecnologia para Agricultura Sustentável (INCT NanoAgro), Felipe Franco Oliveira, Vanessa Takeshita, Jhones Luiz Oliveira, Anderson Espírito Santo Pereira, Leonardo Fernandes Fracetto e Jorge Alberto Marques Rezende, em colaboração com pesquisadores dos EUA, Núbia Zuverza-Mena, Juliana Milagres, Carlos Tamez, Washington Luiz da Silva, Christian O. Dimkpa e Jason C. White, desenvolveram uma solução biodegradável baseada em nanotecnologia que potencializa a ação de defensivos contra a Mosca-branca.

A solução consiste em um nanocarreador de proteína zeína biodegradável com o ingrediente ativo ciantraniliprol (CNAP), utilizado comercialmente para o controle de Bemisia tabaci em plantas de tomate. Ao combinar a zeína ao CNAP e pulverizar os tomateiros, os cientistas identificaram que a utilização do nanocarregador zeína, em uma dose que representa 1/10 do que comumente é utilizado para pulverizar as plantas, garante a mortalidade de insetos do que a dose completa do produto disponibilizado comercialmente sem nanotecnologia.

Segundo Leonardo Fracetto, coordenador do INCT NanoAgro, o ingrediente ativo ciantraniliprol foi selecionado para integrar a pesquisa devido a seu uso e eficácia generalizados, assim como a escolha da zeína deriva de estudos anteriores que demonstraram o potencial de controle aprimorado de nanoformulações à base da proteína em insetos

“O nanoinseticida desenvolvido com base na plataforma zeína e no ingrediente ativo CNAP tem potencial significativo para controlar B. tabaci em doses reduzidas e pode ser considerado seguro para plantas de tomate. Este trabalho se soma a um crescente corpo de evidências que demonstram o potencial de carreadores em nanoescala para reduzir significativamente a carga ambiental associada ao uso de agroquímicos, mantendo ao mesmo tempo eficácia equivalente às estratégias convencionais”, pontua Fracetto.

Mais sobre o INCT NanoAgro – Criado com o objetivo de qualificar e congregar recursos humanos de alto nível de diferentes áreas para promover avanços na fronteira do conhecimento em nanotecnologia para Agricultura Sustentável, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanotecnologia para Agricultura Sustentável (INCT NanoAgro) faz uso de componentes da biodiversidade brasileira e de suas interações ecológicas para desenvolver sistemas integrados para o controle de pragas e doenças, nutrição e estímulo de crescimento vegetal, de forma a aumentar a produtividade agrícola sem desconsiderar a segurança ambiental e da saúde humana, criando um protagonismo do país no cenário mundial.

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.