A empresa global FMC Corporation anunciou hoje que recebeu aprovação regulatória para o herbicida Keenali™ alimentado por Dodhylex™ ativo (tetflupirolimet) no Peru. A aprovação representa o primeiro ingrediente ativo e registro de produto comercial globalmente para esta tecnologia inovadora de herbicida. Dodhylex™ ativo é o primeiro e único herbicida classificado pelo Comitê de Ação de Resistência a Herbicidas (HRAC) e pela Sociedade de Ciência de Ervas Daninhas da América (WSSA) como um herbicida do Grupo 28.
“Este registro é um momento inovador na inovação agrícola e o resultado de anos de liderança científica na FMC”, disse Ronaldo Pereira, presidente da FMC Corporation (FOTO ACIMA). “Depois de três décadas sem um novo modo de ação de herbicida em nossa indústria, entregamos um avanço que mudará a forma como os produtores combatem ervas daninhas resistentes. A FMC continua pesquisando o uso do Dodhylex™ ativo em culturas adicionais, incluindo milho, soja, cana-de-açúcar e girassol, reforçando nosso compromisso de trazer soluções que abordem os desafios mais críticos enfrentados pela agricultura moderna.”
O herbicida Keenali™ é um herbicida pré e pós-emergência precoce com excelente segurança de cultivo e ampla utilidade no arroz Japonica e Indica. Este novo herbicida de modo de ação oferece aos produtores de arroz peruanos uma solução eficaz para o manejo de ervas daninhas resistentes e redutoras de rendimento, incluindo ervas daninhas importantes, como capim-arroz (Echinochloa crus-galli) e capim-saramolla (Ischaemum rugosum),sem comprometer a segurança das culturas. Espera-se que o herbicida Keenali™ esteja disponível comercialmente para os produtores peruanos em agosto.
“O Peru representa uma importante oportunidade de mercado como um dos produtores de arroz de crescimento mais rápido da América Latina e um dos maiores consumidores de arroz branqueado da região”, disse Juan Ortiz, vice-presidente da FMC América Latina, excluindo o Brasil. “Com mais de 4,5 milhões de hectares plantados de arroz em toda a América Latina, esta aprovação libera quase 10% desses hectares, demonstrando o potencial de mercado regional significativo para este produto e posicionando a FMC na vanguarda em uma importante região de crescimento.”
A FMC apresentou pedidos regulatórios para o Dodhylex™ ativo em outros países da América Latina, incluindo Brasil, Colômbia e Equador, com planos para envios adicionais no próximo ano. Pedidos regulatórios também foram apresentados na Índia, Japão, Malásia, Coréia do Sul, Taiwan e Estados Unidos. A FMC recebeu uma aprovação condicional nas Filipinas para o herbicida Keenali™ no início deste ano. O Dodhylex™ active, que foi descoberto e desenvolvido no Stine Research Center da FMC, é uma prova do compromisso da FMC com a inovação e a abordagem disciplinada para o avanço de novas moléculas que ajudam a combater a resistência e apoiar a segurança alimentar para uma população crescente.