SOL by RZK defende tecnologia para enfrentar desafios do agro

Compartilhe:

unnamed - 2025-02-11T115104.041

CEO de SOL by RZK aponta integração entre conectividade, clima, telemetria e comunicação rápida como ferramentas para nova era.

 

Dólar caro, juros em alta, eventos climáticos extremos, falta de financiamento, tensão comercial entre países, custos elevados, desafios logísticos e pressão sobre o consumo formam a tempestade perfeita para o produtor agrícola brasileiro. Em um ano decisivo para o agronegócio brasileiro, o investimento em soluções tecnológicas integradas se tornou o único caminho para garantir eficiência produtiva, financeira, agronômica e na gestão de riscos.

“O ano de 2025 é o ano da tecnologia no campo. O produtor que não entrar, vai ficar para trás. E isso vale para os grandes, médios e pequenos produtores”, afirma Rodrigo Oliveira, CEO da SOL, empresa de tecnologia e inteligência de dados do Grupo RZK. Entre as soluções para aumento da produtividade e lucro, ele aponta ferramentas nas áreas de clima, telemetria e comunicação rápida, tudo amarrado a uma boa e segura conectividade de internet.

Rodrigo Oliveira, CEO da SOL

“Na SOL by RZK nós garantimos todas essas soluções de forma integrada ao produtor, em um pacote muito atrativo de vantagens, que é o Clube Sol. Com a assinatura anual, o produtor terá o conjunto de ferramentas, produtos e serviços para gerenciar a propriedade até de forma remota, pelo celular, aumentando a eficiência produtiva e reduzindo custos operacionais, sempre contando com o suporte especializado da nossa equipe”, diz Oliveira.

Grandes grupos do agronegócio já utilizam as soluções da empresa, como o Tereos, Carlos Lyra (Usina Caeté) e Usina Guaíra. A partir da infraestrutura própria de conectividade de internet 3G/4G, a SOL by RZK dispõe de estações climáticas completas nas fazendas, para previsão do tempo e outros indicadores com precisão; telemetria completa das máquinas e equipamentos agrícolas, como dados em tempo real de velocidade, localização, temperatura e consumo dos motores, manuseio, entre outros; comunicação via rádio de alta tecnologia; e soluções agronômicas que garantem gestão perfeita.

Soluções – Atualmente, 200 municípios de 15 Estados brasileiros já contam com a conectividade de internet da SOL by RZK. A maioria das antenas –que têm mais de 60 metros de altura e emitem sinal numa distância de até 14 quilômetros – está em Mato Grosso. Outro montante está em São Paulo, seguido pelos Estados de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Alagoas, Goiás, Tocantins, Bahia, entre outros. São mais de 12 milhões de hectares cobertos em 66 mil propriedades, o que representa mais de 15% da área cultivada no país.

A internet garantida pelas antenas auxilia a produção de informações pelas estações meteorológicas avançadas instaladas nas fazendas. São dados precisos sobre clima, umidade, vento e temperatura por talhão, permitindo economia em irrigação e pulverização, e janelas perfeitas para plantio e colheita, por exemplo. Além disso, o software de gestão agronômica monitora a saúde das plantas e a incidência de pragas, facilitando a tomada de decisões estratégicas, reduzindo custos ao produtor e aumentando a eficiência.

Os serviços de telemetria acompanham em tempo real o desempenho de máquinas e equipamentos, otimizando o uso de colheitadeiras e tratores, reduzindo custos com combustível, manutenção e seguro. “Oferecemos previsibilidade e segurança, permitindo que o agricultor tome decisões mais assertivas para otimizar sua produção”, diz Oliveira.

Sobre a SOL – A SOL é uma empresa de tecnologia do Grupo RZK que oferece serviços e soluções tecnológicas, inteligência de dados, internet das coisas e conectividade rural de maneira integrada, buscando impulsionar a rentabilidade, a produtividade e a sustentabilidade das atividades agrícolas visando o máximo de sua eficiência: eficiência agronômica, eficiência produtiva, eficiência financeira e eficiência na gestão de riscos. A empresa nasceu em 2020 com a missão de levar tecnologia e conexão aos produtores rurais. De lá pra cá, já atingiu a marca de 12 milhões de hectares com cobertura de rede 3G/4G, o que representa mais de 15% da área cultivada no País. São cerca de 450 torres cobrindo 66 mil propriedades rurais de quase 200 municípios em 15 Estados brasileiros. Saiba mais em www.solrzk.com.br.

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.