IHARA leva inovações para trigo e milho safrinha ao Show Rural

Compartilhe:

Imagem-3D-estande-IHARA-2025 (1)

Soluções disruptivas aprimoram o manejo de insetos, doenças e plantas daninhas resistentes, elevando a competitividade dessas culturas essenciais para a economia agrícola do Brasil.

 

Considerada uma das principais vitrines de inovação no setor agrícola, o Show Rural Coopavel 2025 promete reunir, de 10 a 14 de fevereiro, soluções para aumentar a produtividade e sustentabilidade das lavouras brasileiras. A IHARA, com 60 anos de tradição em pesquisa e desenvolvimento de defensivos agrícolas, marca presença no evento com tecnologias que contribuem para o aumento da produtividade do milho 2ª safra e do trigo.

Apesar do cenário favorável para ambas as culturas em 2025, os agricultores podem enfrentar desafios significativos no controle de plantas daninhas resistentes, doenças e insetos, que impactam diretamente a produtividade e a rentabilidade das lavouras. Segundo o engenheiro agrônomo e gerente de Marketing Regional da IHARA, João Tomás, “neste contexto, nos posicionamos como uma parceira estratégica no campo, oferecendo soluções inovadoras que asseguram maior eficiência no manejo integrado. Nossas moléculas, desenvolvidas no Japão e adaptadas às particularidades da agricultura tropical brasileira, são fundamentais para ajudar o agricultor a superar esses desafios e a aumentar sua competitividade”.

Milho 2ª safra e trigo: desafios e oportunidades – O milho 2ª safra, também conhecido como safrinha, é semeado após a colheita da soja e se tornou um dos principais responsáveis pelo sucesso da agricultura brasileira, com 17 milhões de hectares plantados. Com uma produtividade média de 6.000 kg por hectare, essa cultura apresenta grande potencial de crescimento, sem a necessidade de abrir novas áreas, contribuindo de forma significativa para a segurança alimentar global. Em 2025, a produção do cereal deve crescer 4,1%, representando 95,5 milhões de toneladas do total estimado de 120,5 milhões de toneladas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O trigo, por sua vez, tem se consolidado como uma cultura estratégica, com previsão de aumento de 4,8% na produção em 2025. Esse crescimento é fundamental para reduzir a dependência de importações, que tradicionalmente complementam o consumo interno de 12 milhões de toneladas por ano. Atualmente, a área plantada com trigo no Brasil é de 3 milhões de hectares, com uma produtividade média de 3.000 kg por hectare. Estudos da Embrapa indicam que o país tem o potencial de produzir até 22 milhões de toneladas de trigo por ano, dependendo de diferentes cenários de expansão da área de cultivo.

Com a adoção de tecnologias avançadas e práticas de manejo sustentável, o cultivo de milho 2ª safra e do trigo pode atingir altos níveis de produtividade e rentabilidade, beneficiando agricultores e a economia como um todo.

No estande da IHARA no Show Rural Coopavel, os visitantes terão a oportunidade de conhecer algumas das soluções disruptivas de seu portfólio, como os herbicidas YAMATO SC e SONDA HT, além dos inseticidas ZEUS e TERMINUS, produtos que revolucionaram o manejo agrícola no Brasil. Para o agricultor que busca tecnologias para a cultura da soja, além dos citados, a empresa também apresenta os fungicidas FUSÃO EC e SUGOY, produtos essenciais para o controle de doenças nas lavouras de soja.

Herbicidas pré-emergentes são fundamentais para o desenvolvimento do trigo e milho, controlando plantas daninhas resistentes. O YAMATO SC, com alta seletividade e longo residual, protege as lavouras de trigo, combatendo plantas como o azevém, caruru e pé de galinha. Já o SONDA HT, ideal para o milho, controla eficazmente daninhas como amendoim-bravo e picão-preto, oferecendo ação sistêmica e de contato, sem necessidade de adição de óleo. Sua formulação pronta para uso garante praticidade e eficiência, com efeito pré e pós-emergente, ampliando o período de controle e melhorando a produtividade.

Para o controle de insetos, a empresa oferece o inseticida ZEUS, que atua de forma translaminar e sistêmica, possui efeito de choque e residual único, proporcionando proteção completa contra a cigarrinha-do-milho e o percevejo barriga-verde na cultura do milho. Já o TERMIUS com sua formulação inovadora potencializa ainda mais o controle das pragas de várias culturas, garantindo maior poder de choque e um residual prolongado. Essas tecnologias avançadas ajudam a aumentar a produtividade e rentabilidade das lavouras, promovendo um manejo sustentável. Essas soluções também são indicadas para o controle de insetos na cultura da soja.

Para o agricultor que também busca por fungicidas para o controle de doenças na soja, o FUSÃO EC destaca-se pelo controle eficaz da Ferrugem Asiática, além de ser eficiente contra Mancha-Alvo e Antracnose. Sua formulação permite facilidade de aplicação, sistemicidade e maior rapidez de absorção e translocação pelas plantas, garantindo performance superior, especialmente em períodos chuvosos. Já o SUGOY é um fungicida de tripla ação inédita no Brasil contra Ferrugem, Mancha-alvo, Antracnose e Oídio, sem causar qualquer problema de fito toxidade para a cultura da soja, proporcionando melhor performance e versatilidade na sojicultura.

Experiência interativa no estande – O estande da IHARA no evento é uma verdadeira experiência para o agricultor. Com o Circuito Técnico, os visitantes podem fazer uma jornada interativa, onde têm a oportunidade de conhecer as tecnologias da empresa e ver os resultados dos produtos nos campos demonstrativos. O roteiro de visitação é guiado pela equipe da IHARA, e em cada etapa, os participantes ganham um carimbo no passaporte. Ao final, podem testar seus conhecimentos em um game, com direito a prêmios, dependendo da pontuação obtida.

Outro destaque é a dinâmica “Tirando o Chapéu para IHARA, onde os agricultores podem trocar o chapéu dos concorrentes por um boné personalizado da marca, simbolizando a confiança que os agricultores depositam nas soluções da empresa.

Conhecimento relevante – A IHARA também leva para o evento conteúdo de qualidade e credibilidade, que ocorre de 11 a 13 de fevereiro. Durante os três dias, especialistas do setor abordam temas de relevância para os agricultores, como os desafios no controle de pragas sugadoras nas culturas de soja e milho, o manejo de plantas daninhas resistentes e as previsões climáticas para as safras de verão e inverno no Paraná. Entre os palestrantes estão o doutor em Entomologia, professor e pesquisador Maurício P. Batistella Pasini; o pesquisador e doutor em Ciência das Plantas Daninhas, Leandro Paiola; e o agrometeorologista do Rural Clima Marco Antônio dos Santos. A jornalista Kellen Severo media o talk show Desafios e Oportunidades do Agro em 2025: Perspectivas Econômicas e Tendências para o Setor, com a participação de Dilvo Grolli, presidente da Coopavel.

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.