Projeto da De Heus planta mais de 1.100 mudas de árvore em 3 estados

Compartilhe:

Foto---Projeto-Respira-da-De-Heus-Brasil--Credito---Divulgacao-De-Heus-

Ação de reflorestamento e conscientização ambiental em seis unidades fabris da multinacional holandesa de nutrição animal De Heus visa ajudar na mitigação das mudanças climáticas.

 

Quando se trata de sustentabilidade, cada árvore tem um papel fundamental para a conservação ambiental. Imagine o impacto de 1.170 mudas de árvores que, juntas, podem absorver até 23,4 quilos de CO₂ ao ano, ajudando na recuperação de ecossistemas e no enfrentamento das mudanças climáticas. Este é o legado do “Projeto Respira”, que faz parte do movimento WOW! da multinacional holandesa de nutrição animal com atuação no Brasil, De Heus, que acaba de ser concluído com um resultado impressionante e a promessa de contribuir para um futuro mais verde.

A cada ano, o projeto aborda sempre temas específicos por meio de ações coletivas de grande impacto. Em 2024, com foco no elemento ar, o Projeto Respira promoveu o cultivo de mudas em viveiros construídos nas seis unidades fabris da companhia, localizadas nos estados de São Paulo, Paraná e Goiás, bem como a conscientização ambiental dos colaboradores engajados em todas as etapas e das comunidades através de visitas escolares que foram abertas ao longo do ano, conectando educação e sustentabilidade. A ação foi inspirada na missão de reflorestamento da Black Jaguar Foundation, que também conta com o apoio da empresa e tem como objetivo restaurar o maior corredor natural do mundo.

Mobilizando colaboradores, comunidades e escolas, o projeto atuou em diferentes frentes, englobando a construção dos viveiros com o suporte dos colaboradores, a entrega e o cultivo de mudas, a realização de atividades educativas em parceria com escolas locais e o plantio das mudas distribuídas aos colaboradores e visitantes, a fim de ampliar o impacto e incentivar a reflexão sobre a responsabilidade coletiva na preservação do meio ambiente. Além disso, a iniciativa possibilitou demonstrar como as práticas sustentáveis podem ser integradas em operações industriais.

De acordo com Rosane De Carli, Gerente de Qualidade e líder do projeto Respira, o objetivo da ação foi sensibilizar e educar as pessoas sobre a importância do cuidado ao meio ambiente, respeito à natureza e à comunidade em que vivem. “Ao envolver colaboradores, comunidades e escolas locais, a De Heus não apenas reforça o seu compromisso com a responsabilidade ambiental e social, mas também com a proteção dos ecossistemas e de recursos naturais valiosos – em especial, nos locais onde opera”, reforçou a profissional.

Edmilson Ribeiro, Diretor de Capital Humano e Relações Jurídicas da De Heus, destaca a inspiração e o impacto do projeto: “O movimento WOW! 2024 permitiu que nossos colaboradores vivenciassem o cuidado com uma muda desde o início através do Projeto Respira. Agora, eles também estão plantando esse legado em nossos arredores, promovendo a melhoria da qualidade do ar e preparando o planeta para o futuro que pertence às próximas gerações”.

Ações sustentáveis – Como Gerente de Sustentabilidade da De Heus, Guilherme Cerqueira aborda a relevância da iniciativa para a empresa e como ações sustentáveis refletem diretamente no presente e no futuro. “O Projeto Respira reafirma o nosso compromisso com o meio ambiente ao integrar a sustentabilidade às nossas operações industriais de forma tangível e mensurável. Ações corporativas de reflorestamento não apenas mitigam impactos ambientais, como também promovem a conscientização e o engajamento dos colaboradores e as comunidades envolvidas. Este projeto reforça que a gestão ambiental eficaz exige ações contínuas e planejadas, alinhando inovação e responsabilidade”, afirma Cerqueira.

Parte do projeto consistiu na construção de réplicas dos viveiros de Santana do Araguaia, no Pará, que abrigam o coração do projeto de reflorestamento da Black Jaguar Foundation. Estas réplicas foram instaladas nas unidades fabris da De Heus criando espaços para o cultivo de mudas e promovendo a conscientização sobre a responsabilidade ambiental. Durante o manejo e cuidado com as mudas, as condições climáticas e ambientais foram rigorosamente controladas, incluindo o uso de rega controlada para garantir o crescimento saudável das mudas, evitando tanto a escassez quanto o excesso de água, para que possam chegar ao estágio adulto e contribuir para o legado do projeto.

Ao longo do ano, mais de 330 alunos de escolas e instituições locais visitaram as unidades fabris da De Heus. Eles conheceram as instalações, os viveiros e foram orientados sobre a importância da preservação ambiental. Já os colaboradores da De Heus se dedicaram ao cultivo das mudas, acompanhando seu desenvolvimento desde o início. O encerramento do projeto foi marcado por um plantio simbólico nas fábricas para celebrar o compromisso de todos com a preservação ambiental. A companhia também distribuiu muitas mudas, com o objetivo de estimular os colaboradores a plantarem-nas em suas casas ou em locais sugeridos nas cidades onde a empresa atua, como praças, parques, áreas degradadas e vulneráveis, propriedades rurais e outros, com a responsabilidade de garantir que atinjam a fase adulta, permitindo que desempenhem um papel essencial na captura de CO₂ e na contribuição para um ambiente mais equilibrado e sustentável.

Desde sua criação, o movimento WOW! da De Heus tem se expandido e se consolidado como uma ação de alto impacto em toda a organização e para as comunidades das cidades em que a empresa atua, com forte ênfase na educação, visando a construção de um futuro melhor para as próximas gerações.

Sobre a De Heus – Organização internacional de origem holandesa, com posição de liderança na indústria de nutrição animal, desenvolvendo todos os grupos de produtos nutricionais – de premixes e núcleos a concentrados e rações completas. Fundada em 1911, a Royal De Heus acumula experiência de 113 anos, está presente em mais de 20 países, possui mais de 90 unidades fabris, distribuição de produtos em 75 países e emprega atualmente mais de 10 mil colaboradores. Destaca-se pelas suas tecnologias inovadoras e comprovados conceitos nutricionais oferecidos aos produtores e atualmente está entre as seis principais empresas de nutrição animal no mundo. Presente no Brasil há 12 anos, possui seis unidades fabris: duas delas em Rio Claro (SP) e uma cada em Apucarana (PR), Toledo (PR), Guararapes (SP) e Itaberaí (GO); uma Unidade administrativa em Campinas (SP) e um centro de distribuição, em Bezerros (PE).

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.