A AgroGalaxy Participações, em recuperação judicial, distribuiu hoje comunicado ao mercado informando aos seus investidores e ao mercado em geral que, como parte de sua estratégia de recuperação, conseguiu garantir a retomada de uma importante fonte de recursos para o financiamento de vendas a prazo aos produtores rurais. A Companhia firmou um acordo com o Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (“FIDC”) Terra Magna e seus investidores para a retomada da operação de descontos de recebíveis.
Por meio deste FIDC, o AgroGalaxy pode antecipar com o fundo os recursos que têm a receber de seus clientes, os produtores rurais, cujos direitos creditórios estão sob a forma de títulos de crédito, como a Cédula de Produto Rural (“CPR”). Importante destacar que o risco de crédito para os investidores do FIDC Terra Magna é do produtor rural, e não do AgroGalaxy.
Este FIDC é exclusivo para os recebíveis da Companhia e estava suspenso desde setembro de 2024, quando se deu o pedido de recuperação judicial. Com o retorno da operação de desconto de recebíveis, o fundo agora dispõe de liquidez para novas operações. Essa medida é essencial para oferecer aos clientes opções de financiamento e, com isso, retomar as vendas a prazo, com vencimento previsto para outubro de 2025. Essa operação permitirá à Companhia acessar capital de giro, necessário para aumentar o volume de vendas da safra de milho e proporcionar maior prazo ao produtor rural.
A Companhia segue empenhada em sua recuperação judicial e na execução de seu plano de reestruturação, com o objetivo de fortalecer sua posição no mercado e retomar o crescimento sustentável de suas operações. O comunicado é assinado pelo diretor financeiro e de relações com investidores da empresa, Luiz Conrado dos Santos Carvalho Sundfeld (à esquerda na foto no alto).