Iniciativa lançada em 2023 em parceria com a goFlux para o transporte de insumos
agrícolas já preservou mais de meio milhão de árvores
Comprometido com a sustentabilidade, o Grupo Agronelli foi pioneiro ao lançar, em 2023, o primeiro projeto no agro a neutralizar emissões de carbono no transporte de insumos agrícolas. A iniciativa é fruto de uma parceria com a goFlux, que usa tecnologia avançada para medir e neutralizar CO₂, com certificação internacional, combinando sustentabilidade com controle logístico eficiente. Os resultados obtidos desde a adoção do Frete Verde têm sido bastante positivos. Em 2023, a empresa entregou 253.600 toneladas de insumos, neutralizando 1.679 toneladas de CO2 e preservando 240.714 árvores, ou 135 hectares. Este ano, até agosto, foram transportadas 287.174 toneladas de insumos, com a neutralização de 2.155 toneladas de carbono e preservação de 308.592 árvores, ou 184 hectares.
“Com o Frete Verde, nosso objetivo é reduzir a pegada de carbono em nossas operações e dos nossos clientes. Nossa meta é ousada e queremos chegar a 1.000 ha conservados pelo programa
até 2026. Estamos também trazendo esse programa para o bioma Cerrado – o grande palco do agronegócio brasileiro”, explica o diretor Comercial e de Operações da Agronelli, Renato Costa. O Grupo também visa atender às metas de redução de emissões do Escopo 3 do GHG Protocol, um pacote de padrões, orientações, ferramentas e treinamentos que permitem que empresas mensurem e reportem de maneira confiável o impacto climático de suas atividades em termos de emissão de gases de efeito estufa, possibilitando o planejamento de ações de mitigação.
“Para conseguir seus resultados positivos, trabalhamos com tecnologia avançada de sistema de monitoramento contínuo e cálculo preciso das emissões. Com isso, já conseguimos aumentar a expansão do frete CIF de 5% para 23%, otimizando o controle logístico. Além disso, criamos um rigoroso processo para homologação de transportadoras e um programa de premiação, que funciona como um incentivo à excelência operacional desses parceiros”, destaca José Eduardo Oliveira, gerente de Supply Chain da Agronelli.
Como funciona
O fluxo da operação começa com a contratação do frete, o cálculo de CO2 que será emitido, a aquisição do crédito de carbono, a compensação do carbono equivalente e emissão do certificado de aposentadoria de créditos de carbono. Com a adoção do Frete Verde, o Grupo Agronelli contribui com projetos socioambientais, como Envira Redd+, no Acre, em uma área de 39 mil hectares, impactando 77 pessoas no acompanhamento de condições e geração de trabalho, implementação de centro de saúde com clínica dentária, instalação de 12 banheiros comunitários com saneamento e monitoramento da presença de crianças em escolas.
Os clientes da Agronelli se mostraram muito satisfeitos com o Frete Verde. “A Usina Coruripe agradece muito a parceria com a empresa Agronelli, que teve a iniciativa de fazer a neutralização do consumo de diesel para a movimentação de carga. Que futuramente tenhamos mais projetos sociais sustentáveis e ambientais para as nossas crianças para que possamos socializar e entender que a sustentabilidade vai movimentar o mundo e que é muito importante para todos nós”, declara a Analista de Sistema de Gestão Integrada da Usina Coruripe, Carolina Faria.
“Nós, da ACP, tivemos a surpresa de participar deste projeto de carbono zero da Agronelli, que vai de encontro com as primícias da nossa empresa. O projeto fortalece ainda mais os laços de parceria e juntas unimos forças para manter a produção em larga escala de forma sustentável e próspera para as futuras gerações”, afirma a coordenadora de Sustentabilidade Corporativo da ACP Bioenergia, Ana Gabriela Toledo. “Também conseguimos a certificação da Verra, uma das maiores certificadoras do mundo do mercado voluntário de carbono, o que fortaleceu o nome como empresa inovadora e comprometida com ESG, além de favorecer a atração de novos clientes e consolidação de parcerias estratégicas”, ressalta José Eduardo.