Empresa contrata a primeira mulher para a função, ocupação tradicionalmente masculina.
Profissões que antes eram majoritariamente ocupadas por homens têm recebido cada vez mais a presença feminina. Um exemplo é o de Edilaine Soares da Rocha, 32 anos, que foi recentemente promovida ao cargo de operadora de máquinas – carga e descarga na Aperam BioEnergia, tornando-se a primeira mulher da empresa a ocupar essa posição. “Lugar de mulher é onde ela quiser”, afirma Edilaine com orgulho.
Atualmente, as mulheres estão presentes em diversos setores da empresa, como nas áreas administrativas, de tecnologia genética e industrial, viveiros de mudas e produção de carvão vegetal. No caso de Edilaine, sua nova função envolve operar pás carregadeiras e equipamentos específicos para efetuar a carga de madeira e a descarga de carvão na área dos fornos, bem como realizar o carregamento de carretas e a limpeza e conservação das praças de estocagem.
Antes, ela conciliava a rotina de dona de casa com o trabalho de vendedora, como gosta de lembrar, batendo de porta em porta para comercializar seus produtos. Hoje, sente-se realizada ao conquistar a oportunidade que tanto desejava. “Sempre tive esperança de entrar na empresa, pois via nela grandes oportunidades de mudança e crescimento. Para mim, é um sonho realizado. Fico emocionada ao ver que consegui aquilo que tanto almejava”, destaca.
Moradora de Lagoa Grande, distrito de Minas Novas, município do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, Edilaine trabalha na Aperam BioEnergia há quase dois anos, incluindo o período em que esteve vinculada a uma empresa terceirizada.
Em 2023, já como colaboradora da Aperam BioEnergia, Edilaine foi incentivada por seu supervisor a participar do processo seletivo para a vaga de operadora de carga e descarga. Sem hesitar, ela se candidatou e enfrentou várias etapas de seleção. “Era meu sonho. Corri, me inscrevi, passei pelos processos e, graças a Deus, fui escolhida. Sou persistente, e minha vontade de vencer era muito grande”, relembra emocionada.
Atualmente, Edilaine está na fase final do treinamento e ansiosa para começar suas atividades. “Estou aproveitando ao máximo essa oportunidade, aprendendo novas habilidades e assumindo responsabilidades que vão contribuir para o meu desenvolvimento e para o sucesso da equipe”, enfatiza a minas-novense.
Sobre a Aperam BioEnergia – A Aperam Bioenergia é a maior produtora de carvão vegetal do mundo e mantém cerca de 100 mil hectares de florestas plantadas no Vale do Jequitinhonha. Desde 2010, a empresa aboliu o uso de coque em seu processo produtivo, adotando carvão vegetal em 100% de suas operações, o que a levou a uma jornada de sustentabilidade culminando na produção do Aço Verde Aperam e na conquista do balanço de carbono neutro.
Em outubro de 2024, o programa recebeu o Selo de Sustentabilidade do Programa Aliança Ambiental Estratégica de Minas Gerais. Este reconhecimento, entregue durante o evento Imersão Indústria, na Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), destaca sua importância na promoção da agricultura familiar sustentável e no fortalecimento da segurança alimentar nas comunidades do Vale do Jequitinhonha (MG).