A Guabi Nutrição e Saúde Animal comemora os 50 anos de história no agronegócio brasileiro com a inauguração de um pacote de obras em suas cinco fábricas – Sales Oliveira (SP), Além Paraíba (MG), Pará de Minas (MG), Anápolis (GO) e Rondonópolis (MT). Segundo o diretor de operações, Hugo Nascimento, o objetivo das reformas nas plantas – 90% já concluídas – foi melhorar a eficiência e aumentar a capacidade de produção. Iniciado em 2022, o projeto contemplou melhorias em eficiência energética, instalações, equipamentos, unidades de armazenagem e modernização das linhas de ensaque de rações e extrusados.
“Também investimos para melhorar o controle de qualidade, na modernização dos laboratórios e equipamentos, reformas nos escritórios, o que nos permitiu uma melhor comunicação e integração entre os departamentos, além de um ambiente mais agradável para nossos colaboradores”, detalha Nascimento. Além das cinco unidades fabris, a Guabi conta com três grandes centros de distribuição. “Estamos avaliando três novas oportunidades de implementação localizadas estrategicamente próximas aos maiores mercados”, revela o diretor de operações.
Em 2024, no ano do cinquentenário da Guabi, a empresa realizou o lançamento de novos produtos nas linhas de Equinos, Aqua e Bovinos, que se somam aos mais de 200 itens do portfólio. Uma das novidades foi a inclusão da tecnologia Agolin® Ruminantes BR, aditivo redutor de metano que maximiza a produção e qualidade do leite, em rações e núcleo. Mas os planos de expansão da empresa não param por aí. “Iremos continuar investindo em todas as unidades para a melhoria de processos, melhor eficiência e capacitação dos nossos colaboradores”, afirma Nascimento.
Inovação
Desde 1974, a Guabi oferece soluções nutricionais que atendem todas as fases de crescimento das mais diversas espécies animais. Focada em inovação e sempre se antecipando às necessidades do mercado, a empresa foi pioneira no lançamento de vários produtos, como: alimentos extrusados para camarões, partículas laminadas e extrusadas nas rações para equinos, microextrusados para peixes e suplemento em pellets para equinos. Além disso, introduziu o conceito QUORUM SENSING, que oferece proteção natural a peixes e camarões, resulta em microbiota intestinal mais saudável e contribui para melhores resultados em ganho de peso, conversão alimentar e sobrevivência.
Idealizadora da Tecnologia de Reposição Total (TRT), a Guabi foi a primeira empresa a incluir e explorar os benefícios de microminerais orgânicos na alimentação animal para repor com qualidade máxima os minerais que o organismo dos animais consome em seus diferentes processos. Os produtos identificados com este selo contam com 100% de microminerais orgânicos de aproveitamento máximo, resultando em menor consumo e melhor absorção pelo organismo, proporcionando mais saúde, bem-estar e melhor desempenho, com menor impacto ambiental. Em 2019, as sinergias entre alta tecnologia, eficiência e sustentabilidade permitiram que a Guabi se juntasse ao grupo Alltech, o que potencializou as oportunidades de inovação no mercado de nutrição animal.
Tecnologias sustentáveis
“Nossas soluções nutricionais otimizam o desempenho e contribuem para o bem-estar animal através de tecnologias como minerais orgânicos, enzimas, leveduras e aditivos alimentares”, destaca o diretor comercial, José Ricardo Rocha. De acordo com ele, a inclusão de aditivos de alta tecnologia permite explorar o conceito de biodisponibilidade, em que o animal pode consumir menor quantidade de alimento e obter desempenho máximo, maior aproveitamento de nutrientes e, consequentemente, menor excreção de dejetos, o que reforça o compromisso da empresa com o menor impacto ambiental. Para atingir este objetivo, a Guabi tem linhas de produtos com inclusão de 100% de microminerais orgânicos identificados pelo selo TRT.
Já os produtos com o selo Gen foram formulados com aditivos nutricionais especialmente desenvolvidos pelo centro de pesquisas Alltech, em Lexington, EUA – um dos maiores e mais modernos do mundo que pesquisa, desenvolve e aplica a Nutrigenômica animal (estudo de como os nutrientes influenciam a expressão de determinados genes, resultando em melhora nas funções bioquímicas, fisiológicas, na imunidade e na expressão do potencial genético). Esta é apenas uma das parcerias da Guabi com universidades e centros de pesquisa para melhorar e desenvolver novos produtos voltados a atender as necessidades dos produtores, com apoio de uma equipe técnica formada por profissionais com mestrado e continuamente treinados.
A formação técnica e a constante capacitação também se estendem ao time comercial. Para o diretor comercial, a trajetória de sucesso da Guabi se deve também à dedicação dos mais de 800 trabalhadores. “Temos grande número de colaboradores que se dedicam há mais de 20, 30, 40 anos, reforçando nosso compromisso com ambiente de aprendizado e desenvolvimento contínuo, além do bem-estar e nutrição animal”, aponta Rocha.