A conferência examinará o papel dos biocombustíveis, uma tecnologia adotada pelo país desde o século passado e que atualmente responde por quase 40% do consumo de energia no transporte brasileiro. Esse modelo contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), mas o país agora encontra-se em uma encruzilhada devido às novas tecnologias de eletrificação e pressões globais para a descarbonização da matriz de transportes. Com a experiência acumulada no uso de fontes renováveis, o Brasil precisa decidir entre seguir um caminho próprio, focado em biocombustíveis, ou acompanhar a tendência mundial de eletrificação.
Durante o encontro, Horta Nogueira avaliará os tipos de eletrificação de veículos automotores e novas tecnologias relacionadas, buscando identificar os caminhos mais promissores para a mobilidade sustentável no Brasil. Ele abordará ainda os riscos e as oportunidades para a adoção de veículos elétricos e híbridos, além de discutir as implicações econômicas e ambientais de diferentes escolhas para o futuro do setor.
Este debate faz parte do ciclo anual da série Conferências FAPESP 2024, que promove discussões interdisciplinares sobre ciência, tecnologia e inovação e teve início em março. Neste ano, foram realizadas nove conferências presenciais na sede da FAPESP, com temas de amplo interesse científico e social. A penúltima sessão do ano será realizada presencialmente na sede da Fundação, e as inscrições estão abertas ao público.
Para participar, basta se inscrever gratuitamente no link: https://fapesp.br/eventos/
Horário: 10h00 às 11h30
Local: FAPESP – Rua Pio XI, 1500 – Alto da Lapa – São Paulo – SP