A fábrica terá uma capacidade de produção de até 30 mil unidades por mês e foi montada na fazenda Painal, berço da família Biagi, localizada em Cravinhos (SP).
Em 2020, em meio à pandemia, o casal Romanna Remor e Gileno Marcelino conheceu Vinicius Biagi e juntos fundaram a Viva Regenera, uma marca que visa conectar a saúde do solo ao bem-estar humano. Quatro anos depois, a empresa comemora um crescimento significativo e se destaca no mercado de alimentos nutritivos e sustentáveis.
A trajetória da empresa é marcada por um compromisso sólido de práticas sustentáveis e alimentos íntegros de alto valor nutricional, produzidos em sistemas regenerativos. Além de saudáveis, a empresa busca oferecer produtos com procedência e rastreabilidade, cuja cadeia produtiva contribui para capturar carbono e restaurar ecossistemas. Minimamente processados, esses alimentos são livres de agrotóxicos, ingredientes artificiais e valorizam a cultura e a biodiversidade brasileiras.
Todos os mais de 20 alimentos, bebidas e ativos que compõem o portfólio da marca são fruto de sistemas agroflorestais, permacultura ou extrativismo sustentável e buscam aplicar os princípios do design circular de alimentos. Seu lema, “Curar o solo e nutrir o ser”, expressa o compromisso com a construção de um futuro equilibrado e sustentável.
Em 2023, a Viva Regenera fechou o faturamento em R$ 2,8 milhões. A meta é dobrar o faturamento até 2025, alçando o patamar de R$ 5 milhões/ano. Para isso, os sócios investem em lançamentos, participação em feiras e eventos como a NaturalTech e o Global Agribusiness Fórum, além de novos canais de distribuição e na abertura da sua própria fábrica para estabelecer uma cadeia de produção eficiente, sustentável e ágil.
Para alcançar a meta até 2025, a empresa já começou a expansão da sua linha de alimentos regenerativos, a exemplo do Shot da Floresta produzido com beterraba agroflorestal e Guaraná Cipó e do Cacau Ativado da Floresta, mix para bebida em pó à base de cacau proveniente de agricultura regenerativa e extrativismo sustentável que beneficiam a floresta em pé e o comércio ético, além de ser livre de pesticidas ou insumos químicos, sem glúten e lactose. Esses alimentos vão além da visão comum de saúde e nutrição. Eles priorizam práticas agrícolas regenerativas que favorecem pequenos agricultores, povos originários e indígenas, contribuindo assim para manter a floresta em pé e combater a crise climática.
Outro grande marco foi a participação no Grande Desafio de Redesenho de Alimentos, lançado pela Fundação Ellen MacArthur no fim de 2023 para mobilizar a indústria de alimentos a criar alimentos que ajudam a natureza a prosperar. A marca propôs quatro ideias na categoria de bebidas regenerativas e alimentos proteicos. Esses alimentos foram selecionados para a segunda fase do certame, o qual se divide em três etapas essenciais: design, produção e apresentação segundo os preceitos da economia circular.
A participação em eventos e feiras é outro ponto forte e tem sido de suma importância na estratégia de crescimento da Viva Regenera. Este ano, a empresa esteve presente em importantes feiras como Anuga Brasil, Nutrindo Conexões, APAS Show e Global Agribusiness Forum, que acontecerá em junho próximo. Essas participações não só aumentam a visibilidade e reforçam o posicionamento da marca, mas também abrem portas para novas parcerias e oportunidades de mercado.
Para esse ano ainda, a Viva Regenera prevê o lançamento de novos produtos nas categorias de chás e snacks.
A Viva Regenera também está investindo na ampliação de sua capacidade produtiva. A nova fábrica, localizada em Cravinhos, São Paulo, será inaugurada no segundo semestre e representa um marco importante na trajetória da empresa. Esta unidade fabril é situada na fazenda Painal, berço da família Biagi, onde são cultivados em sistemas agroflorestais alimentos e ativos da marca como as ervas que compõem blends de chás e a beterraba que compõe o Shot da Floresta.
Nesta primeira etapa, a fábrica terá uma capacidade de produção de até 30 mil unidades por mês em um espaço de 265m². Com cerca de 10 colaboradores, a fábrica se dedica à produção da linha Raízes de Poder que abrange a Cúrcuma Ativada da Floresta, Gengibre Ativado da Floresta, Maca Peruana Ativada e o Golden Cacau da Floresta. Além deles, o Shot da Floresta e o Cacau Ativado da Floresta também ganham espaço na produção. A previsão é que os chás da marca também sejam produzidos no novo espaço.
Além do beneficiamento e processamento das matérias-primas e ingredientes, a fábrica será responsável pelo envase de alimentos como o Guaraná de Maués e as farinhas da linha Culinária Brasileiríssima. A empresa já planeja, para o primeiro semestre de 2025, a produção de duas novas linhas de alimentos que requerem cozinha industrial, o que demonstra o compromisso contínuo com a expansão e a inovação.
A escolha da localização da fábrica não foi por acaso. A unidade está situada em uma área que passou por um processo de transformação: de um antigo cultivo de cana-de-açúcar para uma fazenda regenerativa adornada com paisagismo agroflorestal. A nova fábrica e seu derredor simbolizam a mudança que a empresa busca promover no setor agrícola e de alimentos, alinhando produção sustentável e responsabilidade socioambiental.
Romanna Remor, fundadora da Viva Regenera, celebra a inauguração da fábrica como a concretização de um sonho. “A fábrica nos permite honrar o legado valoroso da família Biagi para a agricultura brasileira e representa a materialização da nossa missão e dos nossos valores, com a produção de alimentos nutritivos e de alta qualidade, que contribuem para a saúde das pessoas e do planeta”, afirma Romanna.
Parceiros estratégicos – A Viva Regenera ainda mantém parcerias estratégicas com pequenos produtores e cooperativas para garantir a qualidade e a origem de seus produtos. A empresa trabalha com cerca de 30 pequenos produtores e seis cooperativas de São Paulo, Bahia e da região Norte, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade, o combate à crise climática e o comércio ético.
Além disso, a empresa se abastece de quatro unidades produtivas que integram o ecossistema de empresas do qual a Viva Regenera é parte: três em São Paulo e uma na Bahia. As quatro fazendas pertencem ao sócio Vinicius Biagi Antonelli. A colaboração entre eles teve início em 2019, com a conversão de áreas de cultivo de cana-de-açúcar da família de Vinícius em sistemas agroflorestais, livres de agrotóxicos.
Marketplace próprio – A Viva Regenera também investe no fortalecimento de sua plataforma digital Viva Floresta, um marketplace dedicado a produtos naturais e orgânicos. Além de canal oficial de vendas on-line, o e-commerce multimarcas reúne ainda produtos saudáveis e amigos da floresta de mais de 50 marcas diferentes e desponta como um motor de crescimento para a empresa. As vendas estão concentradas em São Paulo, com um percentual de 50%, com o restante dividido entre os estados do Sul e Sudeste. A meta é expandir a atuação para outras regiões do país, impulsionada pelas mídias digitais e pela busca por novos pontos de venda no varejo.
Sobre a Regenera Ventures – A Regenera Ventures administra, investe, acelera e conduz projetos e negócios em early stage que apresentam grande potencial de transformar as pessoas, beneficiar comunidades, restaurar ecossistemas e cuidar do planeta. O propósito é contribuir para promover o bem-estar das pessoas, gerar prosperidade coletiva e harmonia entre todos os seres e destes com o planeta. Os negócios que fazem parte de nossa família regenerativa são: Viva Regenera, Viva Plantopia, Viva Floresta, Cookoa Chocolates, Regenera Global, Selva & Paz e Agroforestry Carbon.
Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.