Distribuidor de Insumos Agrícolas: a engrenagem da pecuária brasileira

Compartilhe:

Rodrigo_Takegawa_004

O Brasil é um dos principais protagonistas mundiais da pecuária. É o segundo maior produtor de carne bovina, ficando atrás dos Estados Unidos, mas tem o título de líder na exportação, tendo sua produção destinada a 159 países, segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O rebanho nacional somou em 2023 cerca de 238,6 milhões de cabeças, com crescimento de 1,6%, na relação com o ano anterior, atingindo o maior patamar da série histórica da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), iniciada há exatas cinco décadas. Para a alimentação desses animais, o país conta com mais de 160 milhões de hectares (ha) de áreas de pastagem, de acordo com a Embrapa. Todos esses números são graças ao trabalho do pecuarista, mas com a colaboração de um parceiro muito importante, que podemos chamá-lo de engrenagem do setor: o Distribuidor de Insumos Agropecuários.

Neste 18 de outubro, dia em que celebramos esse parceiro, a ponte entre a indústria que desenvolve as principais tecnologias para apoiar os desafios diários das propriedades rurais e o pecuarista. O Distribuidor de Insumos tem um papel fundamental no crescimento e no protagonismo da pecuária brasileira. Ele é o responsável por levar de Norte a Sul, de Leste a Oeste do país as soluções tecnológicas e sustentáveis em herbicidas que auxiliam os pecuaristas a produzirem mais arroba (@) por hectare, além de contribuir para a recuperação de áreas de pastagens degradadas, atuando no controle das plantas daninhas.

Os Distribuidores de Insumos, acima de tudo, zelam pelo bom funcionamento da cadeia produtiva com serviços, produtos e tecnologia, já que estão diariamente no campo entendendo as necessidades dos pecuaristas. Assim, passam para a indústria desenvolver cada vez mais inovações. Além das ferramentas, esse parceiro apoia os produtores com conhecimento técnico para atender as dúvidas e auxiliá-los no manejo das invasoras e outras questões que impactam a produtividade da fazenda. Também levam ao pecuarista às boas práticas agrícolas para que a produção seja sustentável e respeitando o meio ambiente e a segurança do trabalhador.

Não podemos nos esquecer, que ao lado dos Distribuidores também estão os redistribuidores e as cooperativas. É uma cadeia imensa, como mencionado anteriormente, que formam uma engrenagem para ajudar os pecuaristas a intensificarem ao máximo a qualidade das pastagens com o objetivo de produzir mais @ por hectare, aumentando o retorno de seus investimentos. Com as soluções, também contribuem na recuperação de áreas degradadas, que são transformadas novamente em pastagens produtivas através do manejo adequado e uso de herbicidas, que limpam o pasto e liberam a forrageira para expressar todo seu potencial produtivo, contribuindo no balanço de carbono das fazendas.

A pecuária brasileira é protagonista no mundo e a cada dia tem novos recordes e evolução em tecnologia, sustentabilidade e métodos, mas tudo graças à cadeia formada por diversos profissionais e engrenagens. Sem dúvida, o Distribuidor de Insumos é uma das principais rodas propulsoras. Sem ele, nada seria possível, já que é o elo, o responsável por levar as melhores ferramentas e técnicas ao pecuarista. Neste dia especial, temos que celebrar a sua forte atuação, além da confiança mútua em levar as soluções ao campo.

Rodrigo Takegawa é Líder de Marketing & Comercial da Linha Pastagem da Corteva Agriscience para Brasil e Paraguai.

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.