Nos últimos anos, o agronegócio brasileiro tem sido um pilar fundamental para a economia do país, mesmo em tempos de desafios globais e nacionais. Porém, diante das recentes turbulências econômicas e das condições climáticas adversas, muitos têm questionado se o setor está em crise ou se permanece resiliente. Com o intuito de esclarecer essa dúvida, o 2º Fórum Agro será realizado em São Paulo no dia 24 de outubro, trazendo à tona uma análise aprofundada do desempenho do setor.
O estudo “O Agronegócio em Números” foi lançado pela primeira vez no ano anterior, abrangendo os períodos de 2021-22 e 2022-23, e obteve grande repercussão por sua análise criteriosa dos dados do setor. Neste ano, além de manter o comparativo entre esses dois períodos, será introduzido um recorte inédito: o desempenho do agronegócio no primeiro semestre de 2024. Este novo estudo permitirá uma visão atualizada se o setor está realmente enfrentando uma crise ou apenas passando por ajustes naturais de mercado, esclarece o presidente do IBPT, Gilberto do Amaral (foto acima).
Destaques do estudo:
- Comparação dos períodos 2021-22 e 2022-23: será possível observar as tendências de crescimento ou retração, assim como os impactos das condições internas e externas;
- Análise do primeiro semestre de 2024: pela primeira vez, o estudo incluirá dados atualizados, que trarão uma visão realista sobre a atual situação do agronegócio, oferecendo insights sobre as expectativas para o restante do ano;
- Mito ou verdade?: o principal foco do Fórum será responder à pergunta que muitos se fazem: “O agronegócio está em crise?” Com base nos números apresentados, o fórum se propõe a trazer respostas embasadas em dados concretos.
O 2º Fórum Agro é uma grande oportunidade para líderes do setor, economistas e especialistas se reunirem e debaterem os rumos do agronegócio brasileiro. O estudo é conduzido em parceria com o Empresômetro, empresa especializada em inteligência de mercado, e promete fornecer um panorama detalhado que pode mudar a percepção de muitos sobre o futuro do agro no Brasil.
Serviço:
- Evento: II Fórum Agro do Empresômetro
- Data: 24 de outubro
- Inscrições: Gratuitas e abertas através do site oficial
- Público-alvo: Empresas do setor agropecuário, especialmente aquelas voltadas para o mercado B2B
- Local: Vila Olímpia Corporate – R. Fidêncio Ramos, 302 – Vila Olímpia
Sobre o IBPT – O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) foi fundado em 1992, com o objetivo inicial de congregar estudiosos das ciências jurídica, contábil, social e econômica para debater sobre temas relacionados ao planejamento tributário. Desde sua fundação, o IBPT se dedica ao estudo do complexo sistema tributário no país, sendo reconhecido pela adoção de uma linguagem clara e precisa à sociedade sobre a realidade tributária brasileira. O IBPT também lançou bases e fundamentos para viabilizar a lógica da transparência fiscal, promovendo conscientização tributária.
Pioneiro na criação de estratégias de mercado para empresas e entidades setoriais a partir da análise de dados fiscais, públicos e abertos, o IBPT mantém investimentos contínuos em tecnologia e na capacitação de sua equipe para viabilizar pesquisas, estudos e serviços, possuindo o maior banco de dados privado com informações tributárias e empresariais.