O setor sucroenergético do Brasil une dois fatores fundamentais para a agricultura moderna: a produção de energia renovável e a geração de emprego e renda no interior. Com os efeitos nocivos das queimadas que ocorreram em muitos canaviais do centro-sul, o setor canavieiro precisará de ferramentas que auxiliem na recuperação da saúde do solo e da produtividade. A Sumitomo Chemical, líder global no desenvolvimento de BioRacionais, está trazendo ao setor um programa de Manejo Inteligente que permite explorar o máximo potencial do canavial.
O programa Cana+ une tecnologias de origem natural para saúde de solo e manejo hormonal que permite explorar o máximo potencial do canavial. Uma das soluções do programa é o regulador de crescimento ProGibb®, insumo aprovado pelo IBD para agricultura orgânica que entrega um forte estímulo ao desenvolvimento de colmos, com ganhos expressivos de produtividade.
“ProGibb tem um efeito impressionante no desenvolvimento de colmos, com altíssimo retorno sobre o investimento: para cada R$ 1 investido em ProGibb®, é possivel obter um retorno de produtividade equivalente a R$ 20”, afirma o gerente de Marketing de BioRacionais Brasil da Sumitomo Chemical, Eduardo Rossini (foto acima). Na última safra, conta Rossini, mais de 2 milhões de hectares de cana-de-açúcar no Brasil foram tratados com ProGibb®. O produto entrega um incremento médio de quase 7 toneladas de cana por hectare, volume de matéria prima que permite produzir etanol suficiente para um tanque de combustível em 20 milhões veículos.
“Além disso, a cogeração de energia por esse incremento de produtividade pode ser suficiente para suprir uma cidade de 300 mil habitantes”, destaca o gerente da Sumitomo Chemical, única do mercado a ter um manejo fisiológico inteligente, que atua em diferentes fases do desenvolvimento da cana-de-açúcar. “O setor sucroenergético brasileiro tem como valor a sustentabilidade, que está no DNA da Sumitomo Chemical, empresa fundada no Japão com esse propósito”, afirma Rossini.
Os BioRacionais são produtos de origem biológica ou natural e incluem:
- Soluções para proteção de cultivos, incluindo biofungicidas, bioinseticidas e bionematicidas.
- Reguladores de crescimento e bioestimulantes para o manejo fisiológico das plantas.
- Tecnologias de condicionamento de solo e captura de carbono.
- Bioinoculantes para tratamento de sementes e sulco de plantio
Sobre o Cana+ – A primeira solução desenvolvida para a cultura da cana-de-açúcar foi o regulador de crescimento ProGibb®, produto certificado, inclusive, para a agricultura orgânica. ProGibb® gera um aumento expressivo de TCH (Toneladas de Colmos por Hectare) e um melhor desenvolvimento dos colmos e da produtividade.
Este ano ProGibb® recebeu uma extensão de bula, que permite uma segunda aplicação de 7,5 gramas por hectare do produto, cerca de 30 dias depois da primeira. O incremento médio é de 11 toneladas por hectare com as duas aplicações. Outro regulador de crescimento utilizado nos canaviais é o Impulse®, aplicado no fundo de sulco de plantio para maior homogeneidade e desenvolvimento inicial da cana-de-açúcar, além de ser usado para inibir a indução floral. Ele é responsável pela gestão do manejo do florescimento.
Além dos reguladores de crescimento, o programa de Manejo Fisiológico Inteligente Cana+ será integrado, em breve, por EndoMaxx®, tecnologia composta por fungos micorrízicos arbusculares que se conectam às raízes e formam relação simbiótica, permitindo que a planta explore mais o solo, com maior eficiência na busca por água e na utilização de fósforo. Os fungos micorrízicos estimulam o desenvolvimento da cana através da maior disponibilidade de água e nutrientes e de efeito bioestimulante, com maior tolerância ao estresse hídrico. O retorno sobre o investimento com EndoMaxx é de aproximadamente 10 vezes.
Sustentabilidade – As soluções BioRacionais da Sumitomo Chemical, empresa de pesquisa com mais de 110 anos, atuam na fisiologia das culturas, na saúde das raízes e do solo, além da proteção de plantas e sementes, através de sua rede global de inovação e desenvolvimento. A empresa assumiu o compromisso de atingir a neutralidade em carbono até 2050, com o objetivo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa em seu processo produtivo e atividades administrativas.
Uma das estratégias para o atingimento dessa meta é o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias que ajudam efetivamente com o atingimento da neutralidade de carbono. Nos próximos anos, a companhia trará muitas inovações em BioRacionais para a agricultura, buscando que cada vez mais produtores tenham acesso a tecnologias sustentáveis. Informações sobre portfólio podem ser obtidas pelo site: www.sumitomochemical.com.br.