ABCZ inspeciona 1.500 animais de raças zebuínas na Guatemala

Compartilhe:

abcz inspeção Guatemala

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) segue promovendo a expansão internacional das raças zebuínas. Na Guatemala, país centro-americano, começou nesta semana a inspeção de cerca de 1.500 animais das raças Gir, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã, para concessão do registro genealógico. A classificação é realizada pelo técnico da ABCZ Eric Luís da Costa, juntamente com técnicos da AGCEBU, que estão sendo treinados para realizarem as próximas inspeções no país.

Nesta fase, cerca de 20 fazendas em todas as regiões da Guatemala estão sendo visitadas. “Muitos animais do país são oriundos de embriões produzidos com genética brasileira. Há muitos animais de qualidade e esta primeira etapa de classificação é fundamental para estabelecer o padrão dos exemplares que ingressarão no registro genealógico”, destaca Eric da Costa.

O registro genealógico tem a função de comprovar a origem dos animais. Para receber o registro, o animal é avaliado de acordo com o padrão racial previamente estabelecido. “O registro é a garantia de que o animal é puro, que passou por uma inspeção técnica da ABCZ e, futuramente, esse animal poderá ser pai ou mãe de animais puros, disseminando a genética zebuína a outros rebanhos”, completa o técnico da ABCZ.

Há exatamente um ano, a ABCZ deu o primeiro passo para o início dos registros na Guatemala. Durante a Expocruz 2023, na Bolívia, foi assinada uma carta de intenção para formalizar a parceria com o país centro-americano. Na ocasião, participaram da assinatura o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, os vice-presidentes, Ana Cláudia Mendes Souza e Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, além do presidente da Ficebu, José Santiago Molina, e o presidente da AGCEBU, Derek José Herman Gordillo.

“O avanço do registro genealógico na Guatemala representa um passo muito importante para o melhoramento genético no país e para todos os criadores das raças zebuínas. Com isso esperamos incentivar as exportações de genética zebuína, contribuindo para o crescimento da pecuária no país”, ressalta o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.

    plugins premium WordPress