21 de setembro de 2024

MSD Saúde Animal promove LEAD para debater aves e suínos

Iniciativa inédita promovida pela MSD Saúde Animal contou com palestrantes de renome para debater as perspectivas de marketing, sustentabilidade, desenvolvimento de pessoas e tendências do mercado chinês para o agronegócio

Na última semana de agosto, mais de 50 produtores de aves e suínos se encontraram em Itatiba (SP), no Hotel Fazenda Dona Carolina, para participar da primeira edição do LEAD. Promovido pela MSD Saúde Animal, o evento propôs a interação de produtores e demais profissionais da área para promover a inovação e o aprendizado, com trocas de experiências, networking, plenárias e rodas de conversa. “Uma experiência única e exclusiva em um evento que fortaleceu o mercado de aves e suínos colocando em discussão as melhores tendências. Construímos uma jornada de sucesso ao lado de clientes e parceiros. Sempre atuamos para multiplicar o conhecimento e a inovação e, assim, manter a contínua evolução do setor”, diz Fernando Chucid, diretor da unidade de negócios de Suinocultura da MSD Saúde Animal.

Durante a programação, a plenária principal recebeu convidados externos renomados para discutir assuntos relevantes para o mercado agro, em especial temas do universo da suinocultura e avicultura. Sobre as tendências de marketing, palestrou João Branco, que tem mais de 20 anos de experiência profissional e já trabalhou com marcas como Novartis, Procter & Gamble e Ferrero, além do McDonald’s Arcos Dourados, onde desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da empresa por meio de estratégias eficazes de marketing. Na área de sustentabilidade, a discussão foi conduzida por Daniel Boer, que soma 14 anos de experiência em Supply Chain e sustentabilidade em empresas de grande porte, como McDonald’s.

Para os debates do setor, destaque para Todd Thurman, consultor internacional que compartilha conhecimento sobre aspectos técnicos da produção global de proteína animal e o futuro da agricultura em todo o mundo, principalmente com relação ao mercado chinês; e Sandro Magaldi, coautor do livro Gestão do Amanhã, cofundador da plataforma meuSucesso.com e considerado um dos maiores especialistas em gestão estratégica e vendas do país. “Foi um evento de altíssimo nível de excelência. Essa interação com líderes da indústria de aves e suínos foi bastante enriquecedora. O Grupo Alvorada fica muito feliz em participar de um evento como esse, que teve inovação, liderança, aprendizado, enfim, todas as ferramentas e informações necessárias para o crescimento profissional”, afirma Fernando Vieira, diretor comercial do Grupo Alvorada.

Para Daniel Dalla Costa, gerente de divisão Pecuária da LAR Cooperativa, o LEAD foi um evento além de discussões técnicas. “Um encontro que falou de gestão, inovação e liderança. Saímos somente do técnico e entramos em outras esferas que são importantes para nossas atividades.” A ação também contou com oficinas de tendências MSD, que trouxeram debates mais intimistas, com assuntos específicos e temas de relevância para o setor, propondo uma participação ativa de todos os presentes, a fim de gerar troca e conexão entre eles. Certificação em Bem-estar Animal, Impactos da Falta de Mão de Obra e Rentabilidade em Granjas de Suínos, Doenças Emergentes na Avicultura e tecnologias como LeeO em suínos e SenseHub Poultry para aves estavam entre os temas abordados. “Para essas rodas de conversa, executivos e especialistas da MSD Saúde Animal conduziram os assuntos abordados, mediando os debates e promovendo uma reflexão crítica de todos os presentes”, pontua Rafael Sonada, gerente de marketing das unidades de negócios de Avicultura e Aquicultura. Com o sucesso do evento, a empresa já prevê novas edições do LEAD. “Tivemos momentos de grandes trocas de conhecimento, interações e debates ao lado de importantes profissionais da área. Com certeza, queremos expandir a realização do LEAD para outros anos e trazer cada vez mais parceiros e clientes”, ressalta Rafael.

Bem-estar animal em foco
Durante o LEAD, o tema de bem-estar animal recebeu grande destaque. Na rodada de discussões que contou com os depoimentos de Douglas Danieleviz e Adilson Felipe Matias, representantes da Master Agroindustrial S/A, detentora da marca de produtos Sulita, que foi pioneira na conquista da Certificação em Bem-Estar Único, ficou nítida a significativa transformação cultural na empresa ao adotar o bem-estar animal como uma premissa fundamental.

“Foi relatado que, ao perceberem os benefícios de tratar os animais de maneira adequada, tanto em termos de bem-estar quanto na facilitação do trabalho diário, as melhorias nos manejos foram rapidamente aceitas e implementadas. Um exemplo notável dessa nova cultura é o investimento de R$ 90 mil na instalação de brinquedos para suínos, visando o enriquecimento ambiental”, detalha Filipe Dalla Costa, coordenador de Bem-Estar Animal na MSD Saúde Animal e que auxiliou todo o trabalho com a Master para a conquista da certificação.

Entre os pontos de destaque da apresentação, Adilson ressaltou que “no mercado, a certificação abriu inúmeras oportunidades, especialmente em países importadores de carne suína, e é vista como um caminho irreversível para a empresa”. Já Douglas compartilhou sobre a importância contínua dessa certificação. “Durante um processo de renovação, houve um atraso de 15 dias, resultando na expiração temporária do certificado. Esse incidente levou um dos compradores a suspender as compras até que a renovação fosse concluída, reforçando o valor e a importância da certificação para o reconhecimento no mercado e a viabilização da exportação.”

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.