Startup que coloca o universo equestre no futuro do e-commerce já nasce com mais de 10,5 mil usuários em sua plataforma e faz lançamento da novidade nesta segunda-feira, no programa Shark Tank Brasil.
Enquanto os maiores e-commerce agregadores do Brasil tentam se consolidar como plataformas de conteúdo na disputa pelo consumidor, a Ride2Play! seguiu o caminho inverso e já nasceu, antes de tudo, como um streaming e provedor de entretenimento. E essa não é a única diferença da startup para o modelo das gigantes do mercado. Ela também será o primeiro marketplace brasileiro exclusivo para o mundo dos cavalos, a contar com a diversidade de seu público, de alto poder aquisitivo, em mais de 20 modalidades equestres. A novidade será lançada oficialmente na próxima segunda-feira, dia 16, durante a exibição do quinto episódio do Shark Tank Brasil, a partir das 21h no canal oficial do programa no YouTube, no qual a empresa apresentou seu modelo de negócio aos tubarões.
Em busca da desejada recorrência, marcas incluem cada vez mais os marketplaces em seus canais de venda. E estas plataformas, em busca de aumentar resultados e engajar consumidores têm, como estratégia, se transformado em plataformas de entretenimento e conteúdo, inclusive por meio de aquisições de empresas de mídia. A Ride2Play! já nasceu com essa essência e dentro dessa tendência do mercado, apontando para como o varejo e a indústria do entretenimento passarão a se relacionar no futuro.
“Escolhemos este momento para o lançamento, porque saímos de nossa gravação no Shark Tank Brasil cheios de ideias e sugestões dos tubarões. Foi um momento muito importante e que marca um novo momento da Ride2Play!. Por isso, estamos trazendo ainda mais significado para a estreia do nosso episódio que entra no canal oficial do programa no YouTube na noite de segunda-feira”, conta Rodrigo Moraes, fundador da Ride2Play!.
Como Fórmula 1 e Champions League – Mesmo com a chegada de seu marketplace, além de uma ferramenta de engajamento e atração dos consumidores, a publicidade nas transmissões de torneios e eventos também se mantém como uma das principais fontes de receita da startup e seus clientes. Para isso, um de seus propósitos é a profissionalização dos investimentos nesse tipo de projeto que, no Brasil, ainda é muito dependente de um modelo que pode ser classificado como uma “doação onerosa”.
“Eu classifico o cenário atual de captação de recursos como uma eterna ‘doação onerosa’, prática que limita o fomento do esporte e, principalmente, a capacidade de ampliar investimentos nos eventos equestres diversos. A injeção de recursos nesse mercado não costuma ser parte de uma estratégia comercial ou de marketing, com resultados para o patrocinador. Essa origem, por exemplo, em sua grande parcela, vem de empresas cujos proprietários, seus filhos e netos, têm alguma relação emocional com os cavalos. ‘Doam’ recursos aos eventos na lógica de ajudá-los, apoiá-los não trazendo, portanto, retornos comerciais às suas marcas de produtos ou serviços, além da satisfação pessoal.
Desde a criação da Ride2Play!, assumi o desafio de tornar nossas transmissões AO VIVO um espaço comercial relevante aos organizadores de eventos, uma vez que inscrições de provas ou venda de áreas VIPS, serão sempre finitas, enquanto a audiência por Streaming é ilimitada e, se bem trabalhada, carrega uma série de oportunidades de novas receitas. A partir desse conceito, queremos transformar os esportes equestres tão populares quanto outras modalidades consideradas ‘premium’, como a Fórmula 1 e a Champions League, com os quais temos muito a aprender”, explica Moraes.
Como plataforma streaming, a Ride2Play! também é pioneira no país em conteúdo totalmente dedicado ao cavalo com transmissões ao vivo dos principais eventos do setor, com narração e extrema qualidade de imagem. E essa comunidade digital de apaixonados pelos animais que engaja com seu conteúdo é que pretende impactar com seu marketplace.
Por traz de uma transmissão da Ride2Play! estão equipes de TV compostas por profissionais com mais de 20 anos de experiência em transmissões ao vivo, entre técnicos e diretores de imagem. Além disso, a meia tonelada de equipamentos é composta por por câmeras de alta resolução, gruas, gimbal eletrônico, centenas de metros de cabos, estação broadcasting de streaming e grafismo, internet fibra ótica e via satélite.
“O cavalo no Brasil é um mercado que movimenta mais de R$ 30 bilhões por ano, que gera seis vezes mais empregos que a indústria automobilística. Somos o quarto país do mundo em plantel de animais, ficando atrás apenas do México, China e Estados Unidos. Porém, antes da Ride2Play! esse público não orbitava um lugar comum, vivia segmentado em seus silos. Tampouco havia qualquer iniciativa que mensurasse ou buscasse compreender, analisar qualitativa ou quantitativamente essa audiência tão
Novo público para o streaming – Além das novidades que serão anunciadas na segunda-feira, essa nova fase da startup também tem o foco em potencializar o poder de impacto nas marcas parceiras a partir da audiência de seu streaming. Doravante, parte de sua estratégia é aumentar, ainda mais, seu público potencial, de mais de 10,5 mil apaixonados pelos cavalos em seu App. Pessoas que buscam por um acesso mais rápido às marcas de produtos e serviços em seu marketplace, um ‘hub’ de negócios de nicho, voltado a mercado equestre, onde quem quer comprar encontra quem quer vender em uma só plataforma!
O interesse pelos cavalos no Brasil tem crescido muito, e isso é algo reconhecido mundialmente. Seja pela sua capacidade de criação devido sua vasta geografia, a variedade de raças existentes e o aumento do reconhecimento dos benefícios das mais variadas Equoterapias. Apenas estes aspectos já seriam suficientes para um olhar de oportunidades para o setor.
Contudo, o que Moraes identificou e busca alcançar com a Ride2Play! é o aumento pelo interesse do consumo de conteúdo e produtos com o entretenimento. “O homem cria uma relação passional, emocional muito forte com o animal, com a natureza e a sensação de liberdade. Não há motivos para mantermos esse universo fechado, intramuros, em uma comunidade extremamente limitada”, conclui o fundador da Ride2Play!