Com 38 palestras e 32 horas de conteúdo, webinars, participação de expositores e rodadas de negócios, evento debate internacionalização de negócios.
A 3ª edição do International Pet Meeting Expo 2022 contou com 38 palestras sobre o mercado pet entre os dias 7 e 10 de novembro. Mostrando o grande potencial e o crescimento do setor do Brasil, o IPB (Instituto Pet Brasil) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) promoveram o encontro virtual para ajudar a interação entre os players e ampliar as chances de negócio. O evento teve a participação de palestrantes renomados e salas temáticas, contendo pílulas de conhecimento, promovendo 32 horas de um rico conteúdo para quem está imerso no mundo pet. CRMV-SP, CBKC, FOB, Anclivepa Brasil, Abla, Cobrap e entidades que compõem o ProBrasil, da ABPA, foram alguns dos integrantes. “Esse encontro serviu para reforçar que é mais fácil fazer negócios com empresas de outros países do que se imagina. O mercado pet internacional está aquecido e conhece a criatividade e a capacidade do empreendedor pet brasileiro. Por isso, as empresas brasileiras do setor não podem perder mais oportunidades de expandir fronteiras por falta de conhecimento sobre o mercado”, afirma Nelo Marraccini, presidente do Conselho Consultivo do IPB.
Crescimento do setor
O mercado brasileiro vive um momento sólido de crescimento. O número de exportações disparou nos últimos dois anos, aumentando 40%, ajudando a compor o faturamento do setor pet brasileiro, que em 2021 foi de R$ 51,7 bilhões. Segundo levantamento do Projeto Setorial Pet Brasil, programa que incentiva empresas brasileiras do segmento de animais de estimação a internacionalizar seus negócios, em 2019, último ano antes da pandemia, o volume de exportações superou US$ FOB 290 milhões. Já em 2021, esse valor saltou para mais de US$ FOB 400 milhões. A expectativa para 2022 é quebrar a barreira dos US$ FOB 495 milhões. Com isso, o aumento apenas neste ano será de aproximadamente 20% e, no acumulado desde 2019, o crescimento será em torno de 70%. O Brasil exporta, principalmente para seus vizinhos do continente americano, que ocupam as nove primeiras posições. Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Estados Unidos, Uruguai, Bolívia, Peru e México são, nesta ordem, os países que mais compram do mercado pet brasileiro.
Sobre o Instituto Pet Brasil
O Instituto Pet Brasil (IPB) nasceu em 2013 para estimular o desenvolvimento do setor pet, composto pelos pilares criação, produtos e serviços para animais de estimação. A entidade lidera projetos de fomento ao conhecimento, ao empreendedorismo e à inovação, com o objetivo de profissionalizar toda a cadeia pet. Nosso objetivo é construir um setor profissionalizado e fortalecer a relação entre seres humanos e animais de estimação, que comprovadamente é benéfica para a saúde e o bem-estar de ambos.
O IPB disponibiliza informações relevantes para o setor, bem como promove a capacitação das empresas brasileiras, gerando mais competitividade e, com isso, serviços cada vez melhores para os nossos melhores amigos.