7 das 10 maiores empresas de agro no Brasil utilizam soluções da companhia para automatização, eficiência e agilidade de processos; movimento é fundamental para o progresso do setor.
De acordo com um levantamento feito pela Embrapa, em parceria com o Sebrae e o Inpe, 84% dos produtores rurais brasileiros já utilizam ao menos uma tecnologia como apoio na produção agrícola. O agronegócio digital, ou agricultura 4.0, vem crescendo exponencialmente nas últimas duas décadas, focando especialmente em aumento de produtividade e competitividade no setor. De acordo com a Lista Forbes Agro100 de 2023, as dez maiores empresas do agronegócio no Brasil faturam R$ 929,5 bilhões. Das 10 maiores, 7 utilizam soluções da SoftExpert, companhia que fornece soluções para a gestão da excelência e conformidade empresarial. São elas: JBS, Raízen, Grupo Cosan, Marfrig, Bunge, Copersucar e BRF.
Por meio de parceria com a SoftExpert, a BRF adotou uma solução que automatiza processos críticos, padroniza etapas de produção e centraliza dados, assegurando uma gestão de ativos precisa e segura. Essa automação reduz riscos e aprimora a eficiência operacional, permitindo um monitoramento mais rigoroso e estratégico de cada projeto. Além de melhorar os processos atuais, a tecnologia impulsiona a expansão para novas iniciativas, promovendo práticas mais sustentáveis e inovadoras, fundamentais para o futuro da companhia e do setor.
Nessa linha, as soluções da SoftExpert ajudam as empresas do setor a otimizar diversos processos, desde o planejamento das safras até a gestão de recursos. A ferramenta permite o acompanhamento eficiente das atividades, a alocação estratégica de recursos, o monitoramento contínuo do desempenho das culturas e a análise detalhada de dados. Além disso, a automação dos processos administrativos e a integração das informações proporcionam uma gestão mais ágil, eficaz e baseada em dados precisos.
Dentre os principais benefícios do uso de tecnologias avançadas de gerenciamento, o especialista destaca três: gestão, produtividade e sustentabilidade. Ao utilizar softwares mobile, é possível acompanhar o status das operações de forma assertiva. Dessa forma, o uso de recursos e insumos é aprimorado, eliminando gastos desnecessários e minimizando riscos.
Com a ajuda da IA, também é possível simular cenários, gerar alertas e sinalizar fragilidades. Diante disso, as companhias que utilizam tecnologia podem planejar estratégias e investir de forma direcionada nos pontos de maior atenção. Além disso, um dos maiores desafios do agronegócio atualmente é a sustentabilidade. Com auxílio de análise de dados, é possível adotar práticas sustentáveis que indicam as melhores práticas.
“A tecnologia não é mais um suporte e sim uma necessidade. Ela permite que as empresas do setor conciliem a demanda socioambiental com a sua própria necessidade financeira, combinando recursos que retiram os gargalos do processo produtivo de forma eficiente e benéfica para todos os lados da discussão”, finaliza Gonçalves.
Sobre a SoftExpert – Atuante no mercado de softwares para gestão empresarial, a SoftExpert surgiu em 1995. Atualmente, a marca conta com mais de 500 funcionários, 2 mil clientes, 3 milhões de usuários espalhados em todos os continentes em cerca de 50 países, 300 parceiros ao redor do mundo, incluindo alianças estratégicas com empresas como AWS, Baker Tilly e Kodak Alaris, além de unidades de negócios em 12 países, sendo eles Brasil, México, Colômbia, EUA, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália, França, Turquia, Austrália e Portugal.
Isso porque a SoftExpert possui soluções para as empresas que vão desde gestão de negócios e qualidade empresarial até gestão ambiental, de projetos e governamental em somente um contrato para seus clientes, atribuindo a eles maior eficiência, agilidade e economia. Sua presença em nível global evidencia que a SoftExpert adapta sua gama de serviços de acordo com as necessidades das empresas, assim como suas localidades. A plataforma oferece um conjunto de módulos multi-idiomas que se integram para automatizar processos e otimizar diferentes áreas de negócios das organizações. A empresa atingiu nota 4,4 no Glassdoor, buscando agregar boas experiências à jornada de todos conectados com a plataforma.