Yara abre inscrições para Concurso NossoCafé 2019

Ação visa incentivar e promover produção nacional de cafés de alta qualidade obtidos com programa nutricional desenvolvido pela Yara.

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, abre as inscrições para a terceira edição do Concurso NossoCafé. Produtores que utilizaram o Programa Nutricional Yara na safra 2018/2019 poderão inscrever, no período de 9 a 30 de setembro, os seus melhores lotes na disputa. A ação tem como objetivo fomentar a produção de cafés de alta qualidade e reconhecer os melhores cafeicultores do País.

“Embora o volume de exportação de café esteja em crescimento, os valores globais estão atingindo mínimas históricas. Investir em técnicas e soluções inovadoras para o manejo e produção é o primeiro passo para o cultivo de cafés com alto valor agregado; e é nesse cenário que o mercado de cafés especiais vem experimentando uma rápida expansão”, afirma Kaio Dias, especialista agronômico na Yara.

A exportação de cafés especiais no Brasil subiu 21% em 2018 em relação a 2017 (6,2 milhões de sacas de 60 kg), de acordo com dados apresentados pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). O crescimento é 50% maior do que o avanço no total de café exportado em 2018: 14% de alta (com 35,2 milhões de sacas). Para 2019, ainda de acordo com a BSCA, a previsão é de crescimento nas exportações na ordem de 10 a 15%.

“Com o conceito O mercado pede um novo café, o concurso coloca o produtor como protagonista no processo produtivo de café. O objetivo é mostrar que é possível alcançar maior produtividade de modo sustentável e uma safra com mais valor quando se tem um cuidado maior com a lavoura, onde a adoção de nutrição adequada, em quantidades e no momento certo, e com orientação de especialistas são fundamendais”, comenta Dias.

Conheça as etapas do concurso – Os cafeicultores poderão inscrever amostras do seu café em uma das categorias: Café Cereja Descascado (Despolpado ou Desmucilado) – café processado por via úmida, que passou pela secagem em pergaminho, e Café Natural – café processado por via seca, que passou pela secagem com casca. A inscrição é isenta de taxas ou qualquer ônus ao participante, que deve arcar apenas com os custos de envio de amostras do produto.

Na primeira etapa, de 9 a 30 de setembro, o produtor deverá apresentar os documentos e a amostra (classificadas de acordo com o regulamento) em um dos pontos de coleta listados no regulamento do concurso – disponível no site www.nossocafeyara.com.br –, ou enviar diretamente ao Laboratório de Classificação e Industrialização do Café do IFSULDEMINAS, localizado no campus de Muzambinho (MG), por meio de transportadora, Correios ou pessoalmente, até as 17h de 2 de outubro. As amostras serão classificadas segundo protocolos e avaliação da Specialty Coffee Association, que considera uma série de atributos, entre eles aroma, sabor, acidez, doçura, corpo, equilíbrio, dentre outros.

Os produtores selecionados para a segunda fase da competição deverão apresentar nova amostra, de 21 a 30 de outubro, que será classificada por uma comissão julgadora, também conforme a metodologia da Specialty Coffee Association. A pontuação final de cada produto será composta pela soma dos valores alcançados por cada item.

Os vencedores serão anunciados em 21 de novembro, durante a Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte (MG). O primeiro colocado de cada uma das categorias ganhará uma viagem para a Specialty Coffee Expo 2020, em Portland (EUA), com todas as despesas pagas. Além disso, o primeiro colocado de cada uma das categorias terá seu lote adquirido pela Yara por um valor acima do praticado pelo mercado e o seu nome e dados de sua propriedade estampados nas embalagens NossoCafé que serão distribuídas globalmente pela Yara.

CONCURSO NOSSOCAFÉ 2019

Inscrições 1ª fase: 9 a 30 de setembro
Regulamento e postos de coleta: www.nossocafeyara.com.br
Laboratório de Classificação e Industrialização do Café do IFSULDEMINAS – Rodovia MG-446, km 35, Morro Preto, Zona Rural, Muzambinho, MG.CEP: 37.890-000

Sobre a Yara – A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, lidera o desenvolvimento de ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos com o objetivo de desenvolver soluções sustentáveis e ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, a Yara está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. Em 2018, registrou uma receita de US$ 12,9 bilhões.

No Brasil, a Yara contribui para desenvolver a agricultura nacional, contemplando em suas soluções nutricionais todos os solos e culturas. A empresa também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades. Presente no País desde a década de 1970, a empresa possui operações industriais, de mistura e distribuição nos principais polos agrícolas do Brasil, contando com aproximadamente 7 mil colaboradores.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira