Vitafort: Evolução do sistema de produção animal

Há 40 anos no mercado, a empresa vem pesquisando e desenvolvendo produtos diferenciados, nas linhas de fármacos, biológicos e nutrição animal

Fundada em 1976, na cidade de Ribeirão Preto (SP), desde a sua origem, a Vitafort sempre teve como missão o desenvolvimento, a produção e a comercialização de produtos diferenciados, tendo como base pesquisas tecnológicas inovadoras, elaboradas por uma equipe de profissionais altamente qualificados, com o objetivo de disponibilizar ao mercado produtos biológicos para apoiar toda a cadeia da proteína animal.

“A empresa é a única no País com tecnologia de extração de aminoácidos e polipeptídios provenientes de hidrólise para a estimulação do metabolismo anabólico e o controle das mastites em bovinos. E, atualmente, é uma das poucas no Brasil com tecnologia para a produção e o manejo de microorganismos funcionais, aditivos zootécnicos (promotores de crescimento biológicos, como prebióticos e probióticos), para apoiar toda a cadeia da nutrição animal”, destaca o sócio e Gestor Comercial da Vitafort, Geraldo Martins.

O laboratório Vitafort trabalha sob um rigoroso controle de qualidade, dentro das Boas Práticas de Fabricação (BPF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), visando à melhoria contínua, ao aperfeiçoamento de seus processos, ao atendimento às especificações e, principalmente, à satisfação do produtor rural.

“Temos responsáveis técnicos presentes em todas as etapas do processo, garantindo a segurança e a eficácia do uso dos produtos”, informa Geraldo. Segundo ele, essa medida não só cumpre as exigências legais, como também demonstram a nossa preocupação em atender as necessidades do produtor rural.

Produtos inovadores

Quando o uso de hormônios sintéticos começava a ser questionado no Brasil, a Vitafort se antecipou e desenvolveu o produto Aminofort, um estimulador do metabolismo anabólico para todas as fases da produção bovina, visando substituir tais hormônios por soluções naturais, que não deixam resíduos, não agridem o animal e, muito menos, o consumidor.

Seguindo o mesmo conceito e atenta às tendências mundiais contra o uso dos promotores de crescimento à base de antibióticos na nutrição animal, a empresa mais uma vez inova e disponibiliza ao mercado seus aceleradores biológicos de desempenho animal, com sua base tecnológica simbiótica enzimática (prebióticos, probióticos e enzimas).

Os simbióticos (prebióticos + probióticos) são bactérias e leveduras capazes de se estabelecer ou colonizar o trato digestivo, equilibrando a microbiota intestinal dos animais e inibindo sua colonização pelas bactérias patogênicas.

As enzimas são moléculas proteicas que facilitam o processo de digestão dos alimentos e promovem maior disponibilidade e absorção destes nutrientes pelo animal (melhor conversão alimentar), inclusive, em animais recém-nascidos, cujo sistema digestivo encontra-se imaturo.

Evolução

Tendo como lema “evoluir com o mercado”, a empresa se tornou conhecida, principalmente, graças ao lançamento de dois produtos inéditos: o Aminofort, estimulador do metabolismo anabólico, e a vacina Mastiplus BR, estimuladora do sistema imunológico. “Não existem produtos iguais a estes no mercado, com a expertise e o diferencial da Vitafort”, destaca Geraldo Martins.

Geraldo ressalta que o Aminofort não é um modificador orgânico, mas sim um estimulador do metabolismo anabólico, indicado para ruminantes nas fases de cria, recria e engorda e na fase de lactação. O Aminofort também é indicado para promover fertilidade em machos e fêmeas, na regularização do cio, na produção de leite e na recuperação de animais fracos, magros e refugos.

Já a vacina Mastiplus BR, composta por 13 agentes bacterianos, única V13 no mercado veterinário, com sua potência imunogênica e eficácia comprovadas, combate os 13 principais agentes causadores das mastites; reduz a CCS, melhorando a qualidade do leite; previne as mastites em bovinos; e aumenta a cura espontânea das mastites subclínicas, deixando todo o rebanho protegido. “De fácil aplicação, por via subcutânea, a Mastiplus BR não necessita ser armazenada no gelo, não prejudica a produção, pois é descarte zero, e nem interfere na fabricação dos produtos lácteos, porque não deixa resíduos”, explica Martins.

Produto biológico, a vacina Mastiplus BR promove uma estimulação orgânica, com ativação na produção de anticorpos específicos, que vão coadjuvar para prevenir ou combater os agentes infecciosos.

Mudança de estratégia

Em 2009, ao canalizar fortes investimentos para construir uma nova linha de biológicos, a Vitafort optou por terceirizar a sua área comercial. A partir desse momento, firmou parceria com as empresas Eurofarma e Ourofino para disponibilizar, respectivamente, os produtos Aminofort e Mastiplus BR ao mercado veterinário brasileiro.

Mas com o vencimento do contrato com a Ourofino, em março de 2017, a empresa decidiu ampliar sua linha destinada ao controle das mastites bovinas e, desta feita, atendendo às agrorrevendas através de sua rede de distribuidores regionalizados.

Segundo Geraldo Martins, considerando-se o atual cenário de consolidação do setor e para os novos planos comerciais da Vitafort, o papel dos agrodistribuidores é essencial. E destaca a importância da parceria: “São eles que vão oferecer e disponibilizar os nossos produtos ao mercado”.

Reforçando a parceria

Para esse novo momento comercial, a empresa está aprimorando o seu relacionamento com os revendedores e distribuidores, com o oferecimento de treinamentos para os balconistas e técnicos. O objetivo é capacitar os profissionais de vendas para o entendimento do correto uso dos produtos Vitafort.

“Nosso processo de vendas é via distribuidor-lojista-produtor. Então, é muito importante consolidar esse relacionamento”, informa o Gestor Comercial da companhia.

“Nosso trabalho junto aos agrodistribuidores é de exclusividade, com área fechada”, conta, acrescentando que já estão sendo feitos treinamentos com representantes das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil. Após fornecer capacitação técnica e comercial à equipe dos agrodistribuidores, a cada dois meses, supervisores da Vitafort farão visitas estratégicas aos pontos de venda.

Novos produtos

Agregando ao atual portfólio da empresa, em sua nova fase comercial, a Vitafort está lançando no mercado as versões Mastiplus Beta pó e, na sequência, o Aminofort Super pó.

“Os produtos, antes apenas disponíveis para aplicação injetável, agora terão a versão em pó, para serem incorporados na nutrição diária, facilitando e simplificando ainda mais o manejo das aplicações”, destaca Geraldo, enfatizando que tais versões em pó são complementares e imprescindíveis por manterem estimulados tanto o sistema imunológico das vacas em lactação quanto o metabolismo anabólico nas fases de cria, recria e acabamento.

A Mastiplus Beta pó complementará não só a vacina Mastiplus BR injetável, como também todos os produtos destinados ao controle das mastites e redução da CCS, tais como vacinas, homeopatias, fitoterapias e os quimioterápicos apresentados para este fim.

“O Aminofort Super pó complementará o estimulador anabólico Aminofort injetável e, também, outras classes de produtos, tais como modificadores orgânicos e revitalizantes / revigorantes”, informa Geraldo Martins.

O portfólio da empresa e os benefícios que a inovação e o alto valor agregado dos produtos da Vitafort podem trazer são divulgados aos clientes via site, mídias sociais, palestras,  folhetos, trabalhos a campo e pela revista Agro Revenda.

Outra ação já em andamento é o Projeto Marca Própria, que disponibiliza para o mercado toda a tecnologia Vitafort, desenvolvendo produtos com sua base simbiótica enzimática associada aos estimuladores do sistema imunológico e do metabolismo anabólico, que serão utilizados para compor produtos com a marca do cliente, que terá liberdade para definir o posicionamento do produto, os preços e a margem de lucro entre outros.