Unidade de Referência abre inscrições para o curso N.R. 31.8, de qualificação ao manejo de defensivos

Inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro e são limitadas a 15 participantes; programa teórico e prático foca eficácia e segurança de tratamentos para controle de pragas, doenças e plantas daninhas 

A Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Agrotóxicos (UR), entidade que une a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP ao setor privado, abre hoje as inscrições para seu último programa de 2017. O curso com ênfase na Norma Regulamentadora 31.8 (N.R. 31.8) será realizado nos períodos de 6 a 10 de novembro e 4 a 8 de dezembro, limitado a 15 inscritos, no Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA/IAC), na cidade paulista de Jundiaí.

Ministrado em módulos teórico e prático, o treinamento é dirigido a engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e profissionais responsáveis pelo manejo de defensivos agrícolas nas propriedades e empresas do agronegócio.

De acordo com o pesquisador científico do CEA/IAC, Hamilton Ramos, coordenador da Unidade de Referência, o programa do curso N.R. 31.8 abrangerá as medidas de proteção necessárias ao trabalhador aplicador de agrotóxicos e os aspectos legais e ambientais dessa prática, além de princípios das tecnologias aéreas e terrestres para controle de pragas, doenças e plantas daninhas.

Este ano, informa Ramos, a Unidade de Referência formou cerca de 60 novos consultores em tecnologia e segurança de aplicação de agrotóxicos. A meta da entidade, assinala o pesquisador, é capacitar consultores para difundir técnicas de manejo sustentável desses produtos a todas as regiões agrícolas do Brasil. Participaram dos treinamentos de 2017 empresas como Citrosuco, Syngenta, Irmãos Andrade, Hasegawa e Cooperfasc – Cooperativa dos Agricultores Familiares da Região Centro Paulista, entre outras.

“O trabalho da Unidade de Referência ajuda a encurtar o distanciamento entre a pesquisa agrícola oficial e o campo, uma das dificuldades da agricultura brasileira”, ressalta João Roberto Amaral Jr., engenheiro agrônomo atuante há 31 anos na empresa Irmãos Andrade, que produz batata, cebola, tomate e grãos nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Empresas e profissionais interessados no treinamento devem efetuar inscrições pelo site www.unidadedereferencia.com.br até o dia 31 deste mês.