7 de outubro de 2013

Treinamento gratuito do Programa Aplique Bem chega ao Rio Grande do Sul e Mato Grosso

O Programa Aplique Bem consiste em treinamentos gratuitos para produtores de todas as regiões do Brasil a respeito da utilização adequada e segura de defensivos agrícolas, a utilização correta de equipamentos de proteção individual (EPI) e a regulagem dos pulverizadores, reduzindo os riscos de impacto ambiental e à saúde humana. Desde sua criação o Programa Aplique Bem já passou por 22 Estados diferentes, totalizando mais de 550 mil km percorridos pelo Brasil. Ao todo, são mais de 33 mil produtores orientados gratuitamente.

O objetivo do programa, segundo destaca a Gerente de Registro da Arysta LifeScience, Líria Hosoe, é proporcionar, por meio da disseminação do conhecimento, maior proteção ambiental e humana. Além de também contribuir para a redução de custos de produção.

A iniciativa teve início com um projeto do pesquisador do IAC, Hamilton Humberto Ramos, que se tornou realidade por meio da parceria com a Arysta. “Foi um investimento de uma empresa que acreditou naquilo que era, até então, apenas uma ideia, e tem como diferencial ser uma ligação direta entre o produtor e a pesquisa. Por meio dos instrutores, os resultados mais recentes da pesquisa chegam ao produtor e suas necessidades, levantadas durante os treinamentos, são trazidas aos pesquisadores e viram objeto de pesquisa, ou seja, benefício para os dois lados.

“O Programa representa uma prestação de serviços sem custo para o agricultor. Levamos conhecimento ao campo, melhor uso da tecnologia, uso racional dos defensivos, contribuindo para a produção do alimento seguro, otimizando a produção e diminuindo gastos, além de aumentar a produtividade, proporcionar maior segurança para quem aplica e reduzir impactos ao meio ambiente”, explica a Gerente de Registro e Stewardship da Arysta LifeScience, Líria Hosoe. “Percebemos que o objetivo do Programa vem sendo alcançado. Hoje, os produtores estão mais conscientes das falhas que podem ocorrer durante a aplicação. Nas revendas também já podemos constatar o aumento na procura por equipamentos de proteção, pontas de pulverização, manômetros e outros materiais utilizados para manutenção das máquinas”, comemora.

Os agricultores receberão orientações dos técnicos com o laboratório itinerante entre os dias 07 a 09 de outubro em municípios gaúchos. Nos municípios do Mato Grosso estarão entre os dias 07 a 11 de outubro. Os técnicos passarão por Jóia-RS (7), Ibiruba-RS (8), Palmeira das Missões-RS (9), Juína-MT (7), Juara-MT (8), Sinop-MT (9 e 10) e Sorriso-MT (11).

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.