3 de março de 2020

Tecnologia Bayer em soja na Expodireto Cotrijal

Agricultores que visitarem o estande terão a oportunidade de saber mais sobre identificação de lagartas, manejo integrado de pragas na cultura da soja e outros temas ligados à atividade.

Com foco em atender às necessidades do produtor rural brasileiro de forma inovadora e levar a informação para o campo, a Bayer apresenta, durante toda a Expodireto Cotrijal, realizada entre os dias 2 e 6 de março, em Não-Me-Toque (RS), uma série de palestras técnicas sobre produtividade e tecnologia em soja. Com renomados profissionais do setor agrícola, as palestras buscam traçar novas estratégias de melhoria para o produtor e aprimorar sua produtividade de forma eficiente. De acordo com Bárbara Tagliari, gerente de lançamento da plataforma Intacta 2 Xtend® – nova biotecnologia em soja da Bayer -, a Região Sul do país apresenta grandes desafios no campo, e um deles é o manejo de plantas daninhas resistentes, que podem ser controladas quando há a adoção de práticas agrícolas adequadas. “Pensando nas peculiaridades da região, convidamos os especialistas no assunto, os professores Mauro Rizzardi e Pedro Christofoletti da ESALQ, para falarem sobre os desafios de plantas daninhas no Sul do Brasil. Além disso, temos outros especialistas que também falarão sobre os principais desafios de pragas sazonais e a importância do refúgio e outras práticas agrícolas. Por isso, convidamos todos para participarem do nosso ciclo de palestras, que trará conhecimento e novidades para o produtor local”, diz.

Além das palestras, o visitante da Expodireto Cotrijal também poderá conhecer onovo modelo digital criado pela Bayer para apoiá-lo durante toda a sua jornada no manejo da lavoura. Trata-se de uma evolução da proposta da Rede AgroServices para duas novas iniciativas: o Impulso Bayer, o novo programa de relacionamento com o produtor, e a Orbia, a plataforma que surgiu de uma joint venture em parceria com a Bravium, que combina marketplace de fidelidade, commodities e insumos. Ao comprar produtos Bayer, os clientes poderão acumular pontos na plataforma Orbia e acessar experiências no Impulso Bayer de acordo com a sua classificação, que varia de uma a cinco estrelas. As estrelas proporcionam acesso a experiências exclusivas, como assessoria 100% online, participação em eventos e até mesmo viagens exclusivas para destinos internacionais. Todas as experiências do Impulso Bayer têm como objetivo promover o diálogo, a imersão sobre as novas tecnologias disponíveis e discutir temas importantes para o agronegócio, como sustentabilidade, inovação e transformação digital.
“O novo cenário proposto pela Bayer vai ao encontro da tendência atual, na qual vemos clientes que compram em lojas físicas e virtuais, além de participarem de programas de fidelização”, compara Gerhard Bohne, presidente da divisão de agronegócios da Bayer. O produtor passará a acumular pontos dentro do Impulso Bayer, funcionando como um programa de fidelidade, e poderá trocá-los por produtos e serviços na plataforma da Orbia. “A lógica é bastante semelhante ao sistema dos programas de milhagem das companhias aéreas, no qual as pessoas já estão acostumadas a interagir com as duas interfaces com diferentes finalidades. A ideia deste formato é trazer mais benefícios para o agricultor”, acrescenta Gerhard. Já a plataforma Orbia nasce com a proposta de ligar o agricultor a uma rede para facilitar seus processos, fazer negócios e gerar valor. Esta nova empresa visa criar uma nova proposta de valor para todos os stakeholders que compõem a cadeia tradicional por meio de uma plataforma que combina três soluções distintas.
O programa de fidelidade por coalizão permite a ampliação do modelo atual para um novo formato, no qual outras empresas do agronegócio também ofereçam pontos em suas transações e expandam a oferta de produtos e serviços para serem trocados por pontos. “O modelo gera valor ao cliente final e aumenta de forma significativa a retenção deste cliente para as empresas aderentes”, explica o CEO da Orbia, Ivan Moreno. Esse programa de coalizão com foco no agronegócio já nasce com catálogo relevante com mais de 700 produtos e serviços diferentes, além de uma base com 140 mil produtores engajados, o equivalente a 65% da área plantada do Brasil.
O marketplace de venda de insumos permite que distribuidores e cooperativas comercializem seu portfólio por meio de um canal virtual, utilizando um sistema simplificado, que viabiliza a negociação e submissão de prescrição agronômica digital. Atualmente, cerca de 40 distribuidores de insumos Bayer oferecem produtos desta forma, abrangendo mais de 3 mil municípios. Vale lembrar que a nova ferramenta de compra também permite maior acesso à oferta de crédito, assim como respeita as políticas de distribuição estabelecidas pela indústria. Além disso, em breve, a Orbia oferecerá uma ferramenta moderna para a comercialização de commodities de forma direta, ampliando o acesso ao mercado para produtores e originadores. O serviço vai permitir a mitigação de riscos de crédito para tradings e distribuidores e viabilizar que o produtor utilize sua produção como meio de pagamento.

Portfólio completo e integrado para o produtor – Segundo o último levantamento da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), com o plantio tardio e com a estiagem que atingiu o estado entre dezembro e janeiro, a expectativa é que a safra gaúcha deva reduzir em 20% em milho e 9% a colheita de soja — perdas equivalentes a cerca de 1,2 milhão de toneladas e 1,8 milhão de toneladas, respectivamente. Por isso, para auxiliar o produtor a atingir cada vez mais produtividade e superar os desafios de cada cultivo — entre clima, pragas, doenças e plantas daninhas -, a Bayer levará à Expodireto Cotrijal seu portfólio completo com soluções integradas voltadas a biotecnologias, híbridos, variedades, portfólio de proteção de cultivos e agricultura digital. Por isso, para auxiliar o produtor a atingir cada vez mais produtividade e superar os desafios de cada cultivo – entre clima, pragas, doenças e plantas daninhas -, a Bayer levará à Expodireto Cotrijal seu portfólio completo com soluções integradas voltadas a biotecnologias, híbridos, variedades, portfólio de proteção de cultivos e agricultura digital.

Biotecnologia Intacta 2 Xtend® – Os visitantes da Expodireto Cotrijal também poderão conhecer um espaço dedicado à apresentação da terceira geração de biotecnologia em soja desenvolvida pela Bayer, a Intacta 2 Xtend®, com previsão de lançamento comercial no Brasil para a safra 2021/22. A tecnologia proporcionará maior proteção contra as principais lagartas da cultura da soja, expandindo seu escopo de defesa contra mais duas espécies relevantes (Helicoverpa armigera e Spodoptera cosmioides), somadas às quatro que já são alvo da atual tecnologia Intacta RR2 PRO®. A solução permite um controle mais amplo de plantas daninhas — já que além de ser tolerante ao herbicida glifosato, a soja com tecnologia Intacta 2 Xtend® também será tolerante ao dicamba, herbicida eficiente no controle de plantas daninhas de folhas largas como a buva, caruru, corda-de-viola e picão-preto.

Em uma sala especial, simulada como se fosse um silo, e por meio de projeções mapeadas em telões, os produtores farão uma imersão sobre como esta evolução da soja, a Intacta 2 Xtend®, aliada ao manejo inteligente, possibilitará o aumento de produtividade das lavouras. Durante todo o evento a marca também levará palestras abertas ao público que serão realizadas no local, por experts do mercado, com temas como “Identificação de espécies de lagartas”, “Tecnologia de aplicação” e “Importância da manutenção de equipamentos”.

Fungicida Fox® Xpro – A Bayer apresentará um espaço dedicado ao fungicida Fox® Xpro, recomendado para a prevenção de doenças que causam danos às lavouras de soja, algodão, trigo e, a partir de 2020, com proteção ampliada para a cultura do milho. Neste ambiente, na feira, os visitantes poderão participar de uma ação de realidade virtual, que simula a cabine de um pulverizador, em que é possível entender os benefícios da aplicação do produto. O Fox® Xpro possui três ingredientes ativos – Trifloxistrobina, Protioconazol e Bixafem, a nova carboxamida exclusiva da empresa -, que possibilitam ação tríplice em um complexo de doenças como ferrugem da soja, mancha alvo e mofo branco. A fórmula atua nas diferentes fases do ciclo de vida do fungo e proporciona mais sanidade das plantas. Dessa forma, a lavoura apresenta folhas mais sadias e verdes, o que poderá proporcionar maior potencial produtivo. Nas 2.829 áreas com experimentação na safra 18/19 o resultado* foi de 80% de vitória com uma média de 3 sacas a mais por hectare. Após a interação, será possível tirar dúvidas com especialistas. *Resultado obtido na safra 18/19 no comparativo Produto Bayer vs. Padrão do produtor. A Bayer não garante o ganho de produtividade com o uso do produto.

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