7 de janeiro de 2013

Soja/Cepea: Nova safra deve seguir com boa remuneração

A temporada 2012/13 de soja no Brasil deverá ser novamente favorável aos produtores de soja, com boa produtividade e remuneração acima da média. Segundo pesquisadores do Cepea, os estoques mundiais continuam baixos, a demanda segue firme e há expectativa quanto ao tamanho da safra na América do Sul.

Após a redução de 4% produção dos Estados Unidos e de 13% na Argentina, há necessidade de uma safra recorde no Brasil e no Paraguai para atendimento da demanda mundial. Por enquanto, o clima está favorecendo a temporada brasileira, apesar de alguns pontos isolados de chuva abaixo da média, como no noroeste do Paraná, parte de Mato Grosso do Sul e no Nordeste do País.

Os números do USDA apontam produção de 81 milhões de toneladas no Brasil (a Conab sinaliza 82,6 milhões de toneladas), 55 milhões para a Argentina e 7,8 milhões de toneladas para o Paraguai. Se esses números se confirmarem, o Brasil deve se tornar o maior produtor mundial de soja, à frente dos Estados Unidos, devido à menor produtividade agrícola norte-americana na temporada colhida em 2012 (safra 2012/13).

A seca prolongada, que foi a maior em décadas, prejudicou o desenvolvimento das lavouras daquele país.
Fonte: Cepea/Esalq

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.