14 de janeiro de 2020

SireMatch, da CRV Lagoa, aumenta acasalamento

Software de acasalamento global da CRV apresenta grande evolução no país nos últimos anos.

Mais completo programa de acasalamento do mercado, o SireMatch, da CRV Lagoa, vem registrando excelentes resultados com o aumento contínuo de animais acasalados. Desenvolvido na Holanda pela CRV e presente em 60 países, o programa trabalha com as raças Jersey e Holandês há mais de 30 anos. Há pouco mais de dois anos, após mais de uma década de experiência com as duas raças, a CRV Lagoa também passou a oferecer o SireMatch à raça Girolando, em virtude de sua importância na produção de leite no país.

Atualmente, mais de 1.000 fazendas em todo o Brasil são atendidas pelo programa, que registrou crescimento de 65% nos últimos três anos. O banco de dados abrange mais de 330.000 touros, incluindo base holandesa e base americana. Desde 2017, o SireMatch vem aumentando o número de animais acasalados a cada ano, evidenciando a aderência dos produtores, além de se tornar ferramenta fundamental para quem deseja obter maior progresso genético e um rebanho conforme objetivo pretendido.

O SireMatch é um software que combina dados de pedigree e pontuação de características lineares com o valor genético de reprodutores, indicando o acasalamento mais apropriado para cada fêmea, de acordo com o objetivo de seleção e buscando maximizar o progresso genético do rebanho. O software estima as principais características para o rebanho e o resultado esperado para a progênie. “São estimadas características diferentes para cada raça, sendo 31 características para Jersey, 45 para Holandês e cinco para Girolando, sendo que quatro são formadas por compostos”, destaca Leonardo Maia, coordenador técnico Leite Corporativo da CRV Lagoa.

O coordenador ressalta que o SireMatch, que possui resultados consolidados globalmente, proporciona maior uniformidade do rebanho, além de possuir diversos objetivos de seleção para atender a demanda específica de cada produtor. “Assim, o produtor é capaz direcionar seu rebanho utilizando o acasalamento dirigido, com base no seu objetivo e do foco em características importantes para seu sistema de produção”, explica.

O programa também realiza o controle de endogamia e defeitos genéticos, importante para aumentar a rentabilidade do produtor, visto que ambas as situações ocasionam perdas econômicas. “O SireMatch é completo e utiliza todos os dados disponíveis para o acasalamento, dados de classificação linear, pedigree e também avaliação genômica, conseguindo atender as diferentes necessidades de cada produtor”, destaca Beatriz Silva, responsável técnica pelo programa.

A CRV Lagoa continuará focada na capacitação de sua equipe para atender ainda melhor os seus clientes. Para isso, está trabalhando em treinamentos regionais para consultores e parceiros com o fim de disseminar as técnicas e informações sobre o acasalamento em todo o Brasil.

Além disso, o SireMatch está em processo de atualização global e a CRV Lagoa está participando desse amplo projeto em desenvolvimento. “Vamos apresentar uma ferramenta em um novo design, rápida e moderna, com base nas necessidades dos nossos clientes, que é o foco principal do projeto: entender nossos clientes para melhor atender, focados em desenvolver um rebanho futuro rentável, eficiente e saudável”, conclui Leonardo.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.