“Sementes de Verdade” utiliza rastreamento na busca de lavouras até 25% mais rentáveis

Tecnologia d’O Agro é usada para garantir alta qualidade de sementes recomendadas pela Fertiláqua

Criado com o objetivo de disponibilizar um produto de qualidade acima da média para o agronegócio, o selo Sementes de Verdade da Fertiláqua tem como um dos seus pilares o rastreamento das sementes. O uso da ferramenta Sementes Rastreadas, d’O Agro (www.oagro.com.br), permite gerar um banco de dados de fácil acesso a todas as informações pertinentes sobre cada lote.

Uma das líderes no mercado de revitalização de solos, nutrição e fisiologia de plantas, a Fertiláqua abriu uma nova frente de trabalho com o Selo, concedido para lotes com índice de 95% de germinação, 10 pontos percentuais acima do que é considerada uma boa taxa pelo mercado.

Além disso, devem ser 70% de “mais alto vigor” e “alto vigor”, os melhores resultados possíveis no teste de tetrazólio, que afere o potencial produtivo das sementes. Com um material de qualidade superior, o resultado são aumentos de produtividade de que podem chegar a até 25% nas lavouras.

Para atingir esse objetivo, o software d’Agro, que mapeia a produção de sementes desde o cultivo até a distribuição, é utilizado pela Fertiláqua para identificar o material que está adequado ao padrão estabelecido – o que beneficia tanto as sementeiras quanto os agricultores na ponta da cadeia produtiva.

“A ferramenta O Agro é importantíssima no gerenciamento desse processo e nos permite manter o padrão de qualidade que traçamos para o projeto”, conta Elvis Franciscon, gerente regional de vendas de sementes da Fertiláqua.

Para Alexandre Gazolla Neto, engenheiro agrônomo, doutor em sementes e fundador d’O Agro, além de garantir a qualidade do produto, a rastreabilidade facilita o trabalho de todos os setores do processo. “Ela sintetiza informações que podem ser consultadas de forma analítica e de maneira simples, por meio da leitura de um QR Code ou checagem do número de registro”, explica. Firmada em março de 2017, a expectativa é que a parceria entre as empresas resulte na entrega do selo para 1,2 milhões de sacas de sementes nas próximas safras.

Sobre O Agro
Empresa que desenvolve softwares de gestão para o agronegócio. Lançou o Sementes Rastreadas, solução que realiza o rastreamento e a gestão de informações em todo o processo de produção de sementes, dos campos de cultivo ao cliente final. A ferramenta ajuda na organização e controle para os produtores e fornece um histórico de dados detalhado ao agricultor. Foi fundada pelo engenheiro agrônomo e Doutor em sementes Alexandre Gazolla, que atua ao lado de Bruno Zanchet, bacheral em ciência da computação e empreendedor. www.oagro.com.br