Roda Velha e Rosário conquistam “Prêmio Implantar” Inpev

As unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas de Roda Velha e de Rosário gerenciadas pela Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) conquistaram o segundo e o sétimo lugar, respectivamente, do Prêmio Implantar por investirem no aperfeiçoamento constante de suas práticas.

O prêmio, concedido pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) incentiva unidades do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos) de todo o país a investir no aperfeiçoamento constante de suas atividades. As 20 unidades vencedores foram avaliadas em indicadores como produtividade, excelência em custo, atendimento a normas de segurança e participação no Programa Educação Ambiental e no Dia Nacional do Campo Limpo no ano de 2017.

O Sistema possui mais de 400 pontos fixos de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas em todo Brasil. Participaram da premiação 110 centrais, que são responsáveis por promover a triagem das embalagens recebidas, padronizando e separando por tipo de material para enviar para as recicladoras ou incineradoras parceiras. O inpEV atua como núcleo de inteligência nas atividades de destinação de embalagens vazias, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa no campo. O Brasil é líder mundial na correta destinação do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.

No oeste baiano, a Aciagri representa 53 canais de distribuição e cooperativas agrícolas e gerencia três centrais Sistema Campo Limpo na região: Barreiras – maior do país em volume de recebimento; Roda Velha e Rosário – considerada a terceira maior do nordeste do país, além de outros três postos de recolhimento: Panambi, Coaceral e Campo Grande, retirando anualmente, do meio ambiente mais de 3 mil toneladas de embalagens vazias, o que representa cerca de 90% de todo o material recolhido na região nordeste do país.

Para o supervisor administrativo das unidades, Danilo Porfíro, o Programa Implantar é uma forma de incentivar os gestores a melhorar os processos administrativos e operacionais das centrais de recebimento de embalagens vazias. “O Implantar evita que cada atividade diária se torne apenas mais uma obrigação. E estamos muito felizes em conseguir alcançar essa posição entre tantas unidades, mas esse reconhecimento não quer dizer que atingimos uma zona de conforto, pelo contrário, vemos como uma meta a ser batida, e vamos trabalhar para superar o bom resultado alcançado anteriormente” destacou Porfírio. A entrega oficial do prêmio às unidades de Roda Velha e Rosário, aconteceu no dia 18 de maio, em Luís Eduardo Magalhães, durante as festividades de 15 anos da Aciagri, na presença do gerente de Operações do inpEV, Antonio Carlos Amaral.

Fonte: Ascom inpEV


Compartilhar:

Email Facebook LinkedIn Twitter Print

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira