9 de agosto de 2012

Quebra da safra de milho e soja nos EUA atinge 90milhões/t e afeta abastecimento mundial de grãos. Brasil tem safrinha recorde

“A fragilidade do sistema de abastecimento de grãos dos Estados Unidos está colocando em risco o mercado global de alimentos”. A afirmação é do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, na abertura do II CongressoAndav, ontem, em São Paulo.

Para Rodrigues, a atual quebra da safra norte-americana de grãos – estimada em até 90 milhões t de milho e de soja – coloca em alerta aprópria economia mundial. “O governo dos EUA está com um dilema nas mãos: ou desacelera o programa de etanol à base de milho ou compromete muito a oferta de proteínas animais, especialmente carne de frangos, suínos e bovinos”, disse Rodrigues para mais de 800 participantes do evento, realizado em conjunto com o IX Congresso da ABMR&A.

O economista Alexandre Mendonça de Barros, da MB Agro, também palestrante do evento, estima que podem ser perdidos 70 milhões de toneladas de milho e 20 milhões de toneladas de soja na atual safra dos Estados Unidos. “Os próximos dias serão cruciais para a definição da quebra. Porém, comparação com a safra de 1988, a última a ter perdas elevadas, mostra que a situação é muito parecida. E isso é extremamente preocupante”, ressaltou Mendonça de Barros.

O economista mostrou que, por outro lado, a agricultura brasileira passa por um momento fantástico, com preços do milho e da soja emníveis excelentes para os produtores rurais. “A safrinha de milho, que acaba deser colhida, cresceu 13 milhões de toneladas”, informou.

Tanto Roberto Rodrigues quanto Alexandre Mendonça de Barros acreditam que serão necessários mais de duas safras para a recuperação dos estoques norte-americanos. “E isso se as condições climáticas forem ideais”, acrescentou o ex-ministro da Agricultura.

“O Congresso Andav traz à discussão questões relevantes do agronegócio e, particularmente, do segmento de distribuição de insumos. É importante assinalar que o aumento da produção agrícola e animal passa pelas revendas agropecuárias, segmento que tem de mostrar a sua força econômica elogística”, assinalou Marco Antonio Nasser de Carvalho, presidente do ConselhoDiretor da Andav.

O II Congresso Andav ocorre no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo, até o dia 9 de agosto. O evento ocorre simultaneamente ao IX Congresso da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócios e como parte do Agrinsumos & Induspec. Mais informações: www.andav.com.br.

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.