24 de outubro de 2013

Palestrante ressalta pontos favoráveis para cultura do abacaxi e combate às pragas

Clima, solo, altitude, mão de obra qualificada e empenho para o desenvolvimento da cultura do abacaxi. esses foram pontos favoráveis apontados pelo engenheiro agrônomo décio gondo, da empresa bayer, durante a palestra “como alcançar qualidade e produtividade na cultura do abacaxi”. O assunto foi abordado durante o V Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi, que aconteceu em Palmas, ns manhã desta quarta-feira, 23, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. A palestra de Gondo abriu a seção “A abaxicultura brasileira”, que contará ainda com mais oito apresentações . O Simpósio tem programação até quinta-feira, 24.

Dentre as principais pragas que afetam a cultura do abacaxi, o palestrante comentou que não adianta combater a broca quando ela está presente no fruto, mas, sim, antes, quando ainda se encontra na fase de floração. Gondo falou ainda dos principais produtos da Bayer para combater as pragas mais comuns da cultura.

Após a palestra, foi aberta seção de perguntas para o público. José Roberto, da Emater de Minas Gerais, questionou qual a recomendação da Bayer para utilização do produto folicur. O mesmo questionamento foi feito por um produtor mineiro. Gondo respondeu que o posicionamento da Bayer é orientar o produtor a fazer o bom uso dos fungicidas de forma correta e responsável.

O Simpósio é uma realização do Governo do Tocantins, através da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com a Superintendência Federal da Agricultura (SFA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Programação

Ao todo, o Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi terá 16 palestras, duas sessões de pôsteres, uma mesa redonda de debates e uma visita técnica em propriedade produtora de abacaxi. Os palestrantes são técnicos da Embrapa, do Ministério da Agricultura, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Seagro e Empresas de Assistência Técnica (Emater) da Paraíba e Minas Gerais, dentre outros.

Fonte: Ascom/Seagro

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.