Ourofino recicla médicos-veterinários de campo

A Ourofino Saúde Animal promoveu, em junho, o primeiro curso de reciclagem para médicos-veterinários de campo, com aulas sobre gestão e sanidade ministradas por especialistas da empresa. A ação faz parte dos projetos do Centro Técnico de Capacitação da Ourofino, uma escola própria da indústria para formação profissional em cursos que auxiliam o desenvolvimento da pecuária e uso de reprodução bovina.

O encontro aconteceu em Guatapará, interior paulista, e reuniu 20 médicos-veterinários do Paraná, São Paulo, Tocantins e Mato Grosso do Sul, que, além das orientações da equipe da Ourofino, tiveram a oportunidade de conversar com o professor da USP Pietro Baruselli, referência nacional em pesquisa com inseminação artificial em tempo fixo, a IATF.

Os participantes também vivenciaram aulas práticas sobre a técnica, que é fundamental para a produtividade das criações de gado e melhoramento genético dos rebanhos. “O objetivo do curso foi contribuir com toda a cadeia do agronegócio, visto que pessoas mais capacitadas no campo geram serviços com melhor qualidade e aumentam a produtividade do setor”, destaca Marcus Buso, gerente-executivo do departamento Técnico da Ourofino Saúde Animal e responsável pela organização do treinamento.

Ainda fez parte da grade aulas práticas de ultrassonografia Doppler, procedimento usado para diagnosticar precocemente a prenhez do animal. Buso afirma que novas tecnologias surgem a todo o momento no mercado, por isso é importante que os médicos-veterinários estejam atentos às técnicas para aplicação no dia a dia.

A iniciativa da Ourofino nasceu com a solicitação do médico-veterinário Pericleon Rocha, membro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins, para atualização dos profissionais em protocolos reprodutivos e de manejo, situação avaliada com o respaldo da equipe técnica da companhia.

“O agronegócio está em constante evolução e notamos a necessidade de amparar os profissionais que já estão na área, possibilitando o aprimoramento de habilidades fundamentais para a produtividade e o desenvolvimento dos rebanhos”, pontua Rafael Corrêa, especialista do departamento técnico da Ourofino Saúde Animal e que ministrou cursos e atividades no período.

Centro Técnico de Capacitação – Em atividade desde 2014, o Centro Técnico de Capacitação da Ourofino tem como um dos principais compromissos investir na atualização de técnicas das pessoas que lidam com o agronegócio em todo o Brasil. O local tem capacidade para realizar mais de 500 treinamentos ao ano, ministrados por especialistas da empresa, bem como possui estrutura moderna e alojamento próprio para os alunos.

“Queremos impulsionar o desenvolvimento sustentável e saudável do agronegócio e gerar conhecimento”, diz Corrêa. “Afinal, quando os profissionais não sabem aplicar as tecnologias, os resultados saem abaixo do esperado e os produtores desperdiçam o investimento”.

Sobre a Ourofino Saúde Animal – A Ourofino Saúde Animal é composta por diferentes empresas, que atuam na fabricação e distribuição de produtos veterinários nos segmentos de animais de produção e pets. Em uma área de 180 mil m², em Cravinhos (SP), o complexo industrial está entre os mais modernos do setor e atende a rigorosas normas locais e internacionais para fabricação de soluções para bovinos, equinos, aves, suínos, cães e gatos.

São mais de mil colaboradores, incluindo a maior equipe comercial no Brasil para atender revendas, cooperativas, distribuidoras, agroindústrias e produtores rurais. Fundada em 1º de junho de 1987 pelos empreendedores Norival Bonamichi e Jardel Massari, a companhia atua sob o propósito de reimaginar a saúde animal, instigando o desenvolvimento sustentável e consciente do setor.