16 de outubro de 2013

O cumprimento de normas nas mãos da iniciativa privada

O programa AgroRevenda desta semana fala sobre o cumprimento de normas nas mãos da iniciativa privada. A legislação para a comercialização de insumos agropecuários é altamente exigente. Para vender agrotóxicos, por exemplo, é preciso atender determinações de oito ministérios, além das normas estaduais. E fiscalizar tudo isso também é um desafio para o setor público.

Por isso, a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e o Ministério da Agricultura estão trabalhando num sistema de auto-regulação.

O AgroRevenda desta semana foi até Campinas (SP), conhecer melhor o trabalho chamado Andav Mais. A ideia do Andav Mais é orientar o associado sobre as principais normas, criando protocolos de cumprimento de exigências personalizado para cada tipo de empreendimento. Para integrar o programa é preciso passar por etapas como adesão, qualificação e certificação. Após sua aprovação, recebem um certificado com validade de 3 anos com auditoria de manutenção anual.

A iniciativa é considerada positiva pelo Ministério da Agricultura, que considera uma forma de desburocratizar o processo, o que permite que os servidores se dediquem a outras atividades.

Para assistir o programa desta terça-feira, dia 15 de outubro, clique aqui.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.