15 de fevereiro de 2021

O Brasil em 2021

Analistas acreditam nos grãos, nas carnes e nas exportações. Mas temem inflação, mercado interno frágil e Governo hesitante.

Riba Velasco

A maior potência do planeta tem um novo presidente, o democrata Joe Biden, que, antes mesmo de assumir, já havia ameaçado o Brasil de retaliação comercial por causa de desmatamento e queimadas na Floresta Amazônica. Certamente, ele vai manter a posição de antagonismo com a China, mas em que nível? O mundo aguarda uma vacina eficaz e para todos, vencendo de vez a Covid-19, que matou centenas de milhares no mundo e contaminou outros milhões. Nosso Agro vem de um 2020 de ótimos resultados e entra no novo ano já tendo comercializado boa parte da safra e torcendo por bom clima para o desenvolvimento e a colheita dos campos. As exportações foram ótimas no ano que passou. Principalmente carnes e grãos, mas não foi o suficiente para ajudar a economia total. A riqueza produzida pelo País penou. E o Produto Interno Bruto (PIB) deve ter vergado pelo menos 4%. Nem mesmo os juros de menos de 2% ajudaram. O dólar deu aquela mão nas vendas externas, mas encareceu os custos internos. Milho, soja e carnes deram um show no mercado internacional. Mas o desenho do mapa de interesses comerciais foi reforçado com a criação do maior bloco de negócios da Terra, reunindo China, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul e mais dez países do Sudeste Asiático. Como o novo eixo vai mobilizar EUA e Brasil?

A cada 365 dias, a humanidade espera respostas para perguntas objetivas e sinceras. No ‘Encontro de Analistas’ – promovido tradicionalmente todo mês de novembro pela Scot Consultoria – de 2020 não seria diferente. Como vai ficar a arroba do boi gordo? E a cria, atingiu o ponto máximo de valorização? O Brasil tem uma postura proativa no mercado internacional do Agro? Quais as expectativas para 2021? O resultado das eleições municipais ajudou ou atrapalhou? A Peste Suína Africana ainda vai forçar o gigante vermelho a comprar carnes no mercado mundial?

Conteúdo exclusivo para assinantes

Entre com seu login e senha

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.