Nutron apoia Projeto Unileite em Minas Gerais

Um dos pilares de atuação da Cargill Nutrição Animal – detentora da marca Nutron – é apoiar o desenvolvimento das comunidades nas regiões que atua como forma de garantir a sustentabilidade, especialmente nas pequenas propriedades rurais que enfrentam grandes desafios no mercado atual.

Foi em Minas Gerais, estado que mais produz leite no Brasil, que a Nutron firmou a parceria com o Projeto Unileite. Buscando uma forma de apoiar o desenvolvimento da comunidade local, a marca apoia a iniciativa do Professor Livio Molina, na Escola de Veterinária da UFMG, em Belo Horizonte.

“O Unileite é um projeto que sempre nos chamou a atenção pela força que tem em transformar para melhor a vida das pessoas envolvidas na produção de leite – tanto dos produtores, quanto ordenadores e estudantes que se dedicam ao projeto. É uma corrente do bem, idealizada pelo professor Lívio, que une todos os elos da cadeia produtiva em um propósito comum de gerar mais prosperidade às pessoas, com respeito e amor aos animais. Acreditamos nesses princípios e por isso estamos motivados com essa parceria”, diz Eduardo Valias Vargas, Líder de Negócios de Bovinos de Leite da Cargill Nutrição Animal.

Com 16 anos de atuação, o projeto já contabiliza mais de 30 municípios atendidos, 250 propriedades assistidas, capacitação de mais de 300 integrantes e treinamento de 500 colaboradores das fazendas parceiras, além de 15 dias de campo, ciclos de palestras e simpósios realizados ao longo do processo. “Esses resultados motivaram a Cargill investir no projeto, já que um de nossos pilares tem por objetivo ajudar as comunidades a prosperar, buscando capacitar e desenvolver produtores e, consequentemente, a sociedade em que estamos inseridos”, acrescenta Lucimar Pessoa, responsável pelo projeto na Cargill.

Durante o acompanhamento nas fazendas, são notáveis as trocas de experiências e conhecimento entre os alunos e os ordenhadores. O que é aprendido é expandido para as famílias e comunidade local, implicando numa mudança de cultura que será levada por toda a vida. “Os alunos do projeto também recebem aulas de inglês gratuitas e participam de ciclos de debates técnicos para aperfeiçoar seus conhecimentos”, conta o coordenador do Unileite, Professor Lívio Molina. Assim, o programa “forma mais que bons técnicos, forma pessoas mais bem preparadas para os desafios do mercado de trabalho”, acrescenta.

Metodologia – Anualmente são definidas macrorregiões de atuação no Estado de Minas Gerais. A cada ciclo, são eleitas oito fazendas que serão acompanhadas por um período de 12 meses por alunos da Universidade, onde monitoram o leite produzido, avaliam o CCS (Contagem de Células Somáticas), CBT (Contagem Bacteriana Total), teores de gordura, lactose, proteína, entre outros critérios que determinam a qualidade do leite.

Ao fim de cada período, é realizado um grande Dia de Campo com alunos e as fazendas participantes que apresentam os resultados alcançados e promovem discussões e palestras sobre os temas desenvolvidos. “Trazendo para o âmbito da mastite, o que se sabe hoje é que não basta apenas aplicar conceitos técnicos. É preciso que o produtor aceite o desafio de combater a doença e inspire sua equipe do ponto de vista emocional, comportamental e com fornecimento de recursos”, destaca Lívio.

A mastite acarreta prejuízos econômicos tanto para os produtores, quanto às indústrias. Na ponta inicial da cadeia, as maiores perdas estão relacionadas à redução na produção de leite, descarte prematuro de vacas e de leite e gastos com tratamentos. Atualmente, cerca de 30% da produção leiteira é comprometida pela mastite. O Unileite trabalha em prol da redução dessas perdas, da melhoria da qualidade do leite e um constante aumento da produtividade do rebanho leiteiro do estado de Minas Gerais.

Além da Nutron, o Unileite também conta com parceria da Vallée e da Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR).

Sobre a Cargill – Os 155 mil funcionários em 70 países trabalham para atingir o propósito de nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos que precisam para prosperar. Unimos 153 anos de experiência com novas tecnologias e insights para sermos um parceiro confiável aos clientes dos setores de alimentos, agricultura, financeiro e industrial em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura. No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 160 municípios e mais de 10 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com e a central de notícias.

Sobre a Nutron – A Nutron, marca de nutrição animal da Cargill no Brasil é especialista e líder em soluções inovadoras de produção animal por meio de desenvolvimento de núcleos, premixes e especialidades para os segmentos de aves, suínos, peixes, pets, bovinos de leite e de corte e suplementos para criação de gado a pasto. Há 23 anos no País, a marca sempre atuou próximo do produtor para atender sua demanda com conveniência, qualidade e segurança contribuindo com a prosperidade nos negócios de cada cliente. A companhia também promove ações socioambientais nas comunidades onde está inserida, pois considera ser seu dever atuar de maneira responsável para o desenvolvimento e crescimento sustentável de toda a cadeia produtiva do agronegócio. www.nutron.com.br.