23 de fevereiro de 2020

Nova diretoria da Girolando toma posse

Um dos focos do trabalho será o melhoramento genético da raça, que é a segunda leiteira que mais vende sêmen no país.

Uma das maiores entidades do setor pecuário, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando será presidida, a partir de agora, pelo produtor rural e engenheiro agrônomo, Odilon de Rezende Barbosa Filho. A solenidade de posse ocorreu na noite do último dia 14, em Uberaba (MG), e contou com a presença de mais de 300 pessoas, entre autoridades políticas, lideranças rurais, produtores rurais e profissionais do setor.

Atuando há mais de 30 anos na pecuária leiteira e no mercado de genética bovina, Odilon disse estar otimista com o crescimento do setor e pretende intensificar os projetos focados no avanço genético da raça Girolando, por meio do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). “Estamos vivendo um período de retomada do crescimento da pecuária leiteira, que deve ser ainda mais robusto nos próximos anos, gerando mais empregos e elevando o consumo per capita de leite e derivados. Diante desse cenário, a responsabilidade da Associação de Girolando torna-se ainda maior, pois a raça é responsável por cerca de 80% do leite produzido no país. E será investindo em tecnologia, inovação na área de melhoramento genético e conforto animal que iremos vencer esse desafio. O comprometimento da associação com a classe dos produtores de leite é e será cada vez maior”, assegurou em seu discurso.

Atualmente, a Girolando conta com mais de 4 mil associados em todo o País e também vem atuando no exterior em parceria com associações de vários países da América Latina visando as exportações da genética da raça e de tecnologias. Em seu discurso para transferência do cargo, o ex-presidente, Luiz Carlos Rodrigues, destacou os avanços ocorridos nos últimos três anos de sua gestão que contribuíram para colocar a raça em lugar de destaque na pecuária nacional. “Mesmo com a crise econômica que assolou o Brasil nesse período conseguimos inovar e oferecer ao produtor rural novas ferramentas de seleção e maior acesso à genética de ponta.”, disse o ex-presidente.

Para o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, a raça Girolando exemplifica o espírito inovador do pecuarista brasileiro. “Antes de inovação ser moda, antes de inovação disruptiva ser conhecida, a raça Girolando já representava tudo isso. A raça Girolando não estava na Arca de Noé. Ela surgiu do empreendedorismo do produtor brasileiro e da Ciência brasileira”, afirmou Martins.

Diretoria – A nova diretoria da Girolando conduzirá a entidade de 2020 a 2022. Além do presidente Odilon de Rezende Barbosa Filho, fazem parte Eugênio Deliberato Filho (Vice-presidente), Marcos Amaral Teixeira (1ºDiretor-administrativo), Márcio Luís Mendonça Alvim (2ºDiretor-administrativo), José Antônio da Silva Clemente (1º Diretor-Financeiro), Luiz Fernando Reis (2º Diretor-Financeiro), Domício José Gregório A. Silva (Diretor de Relações Institucionais e Comerciais), José Renato Chiari (Diretor Técnico-Científico), Tatiane Almeida Drummond Tetzner (Diretora de Relações Internacionais) e Aurora Trefzger Cinato Real (Diretora de Fomento e Eventos).

Sobre a raça Girolando – Reconhecida oficialmente como raça pelo Ministério da Agricultura em 1996, é oriunda do cruzamento entre as raças Gir e Holandesa.  Desde 1989, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando é delegada do MAPA para a execução do serviço de Registro Genealógico. Foi a primeira raça leiteira nacional a adotar a genômica como ferramenta de seleção e é a segunda que mais vende sêmen no país.

Sobre a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando – Com mais de 4 mil associados em todo o país, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando foi fundada em 20 de dezembro de 1978 por um grupo de pecuaristas da região de Uberaba/MG. Desde 1989, a entidade atua como delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a execução do registro genealógico e do Programa de Melhoramento Genético da raça Girolando (PMGG). Além da sede em Uberaba, conta com Escritórios Técnicos Regionais e Escritórios Técnicos Avançados em várias regiões do Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.