17 de março de 2012

Nova diretoria da Andav busca melhoria da gestão dos distribuidores de insumos

Marco Antonio Nasser de Carvalho é o novo presidente do Conselho Diretor da Andav (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários), entidade que reúne mais de 1.000 distribuidores de produtos agropecuários em todo o Brasil, com movimentação superior a R$ 7 bilhões/ano. Os vice-presidentes da entidade são Rafael Barsch (área veterinária) e Carlos Henrique Franco Nottar (área agrícola).

Entre os novos projetos da entidade estão a criação do Selo de Qualidade Andav e o fortalecimento da UniAndav (Universidade Corporativa Andav), que visam melhorar a gestão e o fortalecimento das empresas de distribuição de insumos agropecuários no país. “O selo ajudará a entidade a fortalecer a qualidade no atendimento, armazenagem e gestão, qualificando e padronizando os processos que envolvem as distribuidoras”, assinala Nasser.

Mais de 200 empresas de distribuição de insumos já estão interessadas na certificação. “Para quem entrar no mercado, é importante ter conhecimento dos padrões adequados à atividade e para aqueles que já estão é uma oportunidade para reavaliação do processo de seu negócio”, destaca o presidente da Andav.O novo comando da Andav também impulsionará os cursos de gestão oferecidos aos distribuidores por meio da UniAndav. Com oito aulas realizadas mensalmente, a proposta é a capacitação dos proprietários das empresas, formando associados mais fortalecidos.

Uma das questões que merece atenção e será destaque nos cursos é a predominância das vendas a prazo. “As distribuidoras são as grandes ‘financiadoras’ do agronegócio, porque assumem o risco das operações. Por isso, a importância de haver uma gestão de risco adequada”. Ele completa: “A gestão técnica também é fundamental. Não apenas vendemos produtos, mas também avaliamos a melhor tecnologia que atende às necessidades do produtor”, ressalta Marco Antonio Nasser.

Mercado sólido e competitivoA importância da distribuição de insumos agrícolas e produtos veterinários se reflete nos números. Atualmente, cerca de 60% dos negócios com insumos passam pelas distribuidoras.“Pela evolução  que esse mercado vem apresentando nos últimos três anos, acreditamos que 2012 apresentará bom crescimento compatível com a evolução do agronegócio, especialmente pela necessidade crescente de novas tecnologias”, reforça o novo presidente da Andav.

Presente à posse da diretoria da Andav, a Secretária da Agricultura do Estado de São Paulo, Mônica Bergamaschi, destaca a importância da entidade e do segmento que ela representa. “A Andav tem papel fundamental na melhoria da qualidade do trabalho das distribuidoras, oferecendo informações aos gestores para aprimorar a atividade e contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro”, destaca.

Sobre a AndavA Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) iniciou os seus trabalhos em 1990 com o objetivo de contribuir com a evolução do setor rural, por meio da união dos distribuidores de insumos agropecuários.

Atualmente, 30 empresas compõem o Conselho Diretor da entidade e proposta é oferecer ferramentas e apoio às empresas distribuidoras de insumos agropecuários ao mesmo tempo em que as tornam mais conscientes de seu papel na transmissão de informações técnicas de qualidade aos produtores rurais.

Fonte: Texto Assessoria

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.