31 de agosto de 2011

Vídeo sobre agricultura brasileira atinge mais de 2,4 milhões de pessoas

A população urbana brasileira está cada vez mais em contato com a realidade do campo. Por meio do vídeo “Um Planeta Faminto e a Agricultura Brasileira”, os moradores das cidades tomam conhecimento de que a produção nacional de grãos e oleaginosas aumentou em 213% enquanto a área plantada expandiu em apenas 27%. A iniciativa da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF já impactou mais de 2,4 milhões de pessoas, segundo estimativas da empresa.

Inicialmente, o vídeo foi disponibilizado no canal Youtube. Devido ao sucesso, a ação foi estendida e se tornou uma grande campanha publicitária com o objetivo de ampliar a discussão acerca do aumento na demanda por alimento em todo o mundo e da contribuição do produtor rural brasileiro neste cenário. O vídeo ganhou uma nova versão e foi veiculado em salas de cinema e na TV TAM. Além disso, em agosto, o mote da campanha deu o tom ao encontro de inovação realizado pela BASF com acadêmicos do setor – o 6º Prêmio Top Ciência, com objetivo de selecionar e premiar os melhores trabalhos que indicaram alternativas para o aumento da produtividade no campo com rentabilidade e de forma responsável.

“Toda a cadeia do Agribusiness ficou muito feliz e nos apoiou com a nossa homenagem ao produtor rural. É extremamente importante que toda a sociedade entenda e reconheça o papel da agricultura e se conscientize dos desafios que o agricultor enfrenta para alimentar o mundo” explica Maurício Russomanno, vice-presidente da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil. Para compor a estimativa de pessoas impactadas pelo vídeo, a BASF levou em consideração os mais de 320 mil views das versões em português e inglês da animação disponível no Youtube, além do alcance, no período da campanha, dos expectadores da TV TAM, cerca de 2,6 milhões, e das salas de cinema, 170 mil pessoas. Levando em consideração o baixo nível de dispersão do público em relação a essas mídias, acredita-se que cerca de 70% das pessoas expostas ao vídeo foram diretamente impactadas pela mensagem.

Com dados tangíveis e comparações didáticas, o vídeo retrata a evolução da agricultura brasileira na produção de alimentos para a crescente população mundial, que saltará de 6,8 bilhões em 2010 para 9,3 bilhões em 2050. As previsões da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) atestam que, nos próximos dez anos, a demanda mundial por alimentos crescerá 20%, e o Brasil atenderá a 40% desta demanda.

A versão brasileira do vídeo foi produzida pela equipe de marketing da BASF e pela agência e21/MTCom e traz dados nacionais para enfatizar a vocação do País para a agricultura. Os argumentos utilizados foram elaborados com base em dados oficiais e públicos.

Material de apoio

Frame do vídeo:
http://www.xcomunicacao.com.br/bravo/logoplanetafaminto.jpg

Acesse a versão do vídeo para cinemas e TV TAM no Youtube:

http://www.youtube.com/user/AgroBasf?feature=mhee

Acesse o vídeo original no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=aoiP-WK3V8o

Fonte: XPress Comunicação

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.