26 de março de 2013

Um revolucionário no campo

Herbert Bartz / Foto: Divulgação.

O programa “Eu Produzo, Eu Preservo” deste último domingo (24), do Canal Rural, contou a história de Herbert Bartz, o produtor rural que introduziu no Brasil o plantio direto na palha, sistema que alinha produção com preservação.

Na década de 1970, Herbert Bartz andava preocupado com a erosão que avançava em sua fazenda no município de Rolândia, no norte do Paraná. A sustentabilidade das lavouras começava a ficar comprometida. Para amenizar os efeitos do sol, da chuva e da interferência do homem no solo, o produtor rural encontrou uma solução usada em outros países: cobrir o solo com palha antes da semeadura. Os resultados foram surpreendentes. O Brasil acabava de descobrir os benefícios do sistema plantio direto na palha. Com o tempo, o sistema introduzido no país por Bartz “promoveu um repensar do modelo produtivo brasileiro e deu um significado ainda mais amplo ao termo agricultura conservacionista, provando que é possível alinhar produção e preservação”, diz Sebastião Garcia, jornalista que conta a história de Herbert Bartz no programa “Eu Produzo, Eu Preservo” de domingo, 24 de março, às 20h00, no Canal Rural, com reprise na quarta-feira 27, às 9h30.

Hoje, a técnica introduzida por Bartz já domina cinco milhões de hectares agricultáveis no Paraná. E o sistema, que já vem sendo adotado por produtores de todo o País, até já ganhou um museu. Inaugurado em novembro de 2012 em Mauá da Serra (PR), o Museu do Plantio Direto expõe as primeiras máquinas e implementos agrícolas usados no sistema que mudou a história do Norte paranaense.

Novidade na grade de programação do Canal Rural em 2013, “Eu Produzo, Eu Preservo” foi lançado em março e semanalmente traz histórias de produtores que dão exemplo que é possível produzir de forma sustentável. Contando com patrocínio máster da FMC, empresa do segmento de defensivos agrícolas do País, “Eu Produzo, Eu Preservo” traz nessa primeira temporada 13 programas semanais inéditos com 22 minutos de duração. A atração é exibida aos domingos, às 20h, com reprise às quartas-feiras, às 9h30.

O site próprio do programa (euproduzoeupreservo.com.br) traz fotos, vídeos, comentários e depoimento de produtores, além do programa da semana. O “Eu Produzo, Eu Preservo” também está nas redes sociais. Os espectadores podem acompanhar as novidades da atração no Twitter (@eu_produzo) e no Facebook (facebook.com/produzirepreservar).

Fonte: Assessoria de Imprensa

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.