11 de março de 2013

Rio Grande do Norte prestes a sediar primeira feira do Pró-Genética

RN está prestes a realizar primeira feira do Pró-Genética / Foto: Divulgação.

O Rio Grande do Norte pode ser o próximo estado a implantar o Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino), desenvolvido pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) em parceria com órgãos estaduais de extensão rural, secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e entidades rurais.

Reunião realizada na quinta-feira (7/3), na sede da Emater/RN, em Natal, teve como pauta a realização da primeira feira de touros zebuínos registrados no estado. Participaram o presidente da Emater/RN, Sebastião Ronaldo Martins Cruz; o responsável técnico da ABCZ no estado, Rodrigo Coutinho Madruga; Antonio Carlos Magalhães, coordenador de Agropecuária da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Norte e Francisco Rego, sub-coordenador de Agropecuária da Secretaria.

A realização da feira contará ainda com o apoio da Anorc (Associação Norte-Riograndense dos Criadores).  “As autoridades do estado estão receptivas em relação ao Pró-Genética. A intenção é realizarmos a primeira feira de touros do estado no mês de junho, durante um evento promovido pelo SebraE, o Enel (Encontro da Cadeia Produtiva do Leite do Nordeste), que acontece no Parque de Exposição Aristófanes Fernandes, no período de 4 a 9 de junho”, explica o técnico da ABCZ.

 

Antes disso, a ABCZ deverá ministrar um treinamento aos técnicos extensionistas da Emater/RN, de forma a prepará-los para orientar os pequenos e médios criadores do estado sobre a importância de investirem na aquisição de touros registrados, para melhoria da produção pecuária local. O treinamento deverá ser realizado no mês de abril.

A Emater/RN deverá fazer um levantamento junto aos produtores rurais do estado sobre a demanda de touros (corte e leite). Apesar de um grande entrave, a seca que atinge todo o estado e o nordeste em geral, os criadores de zebu do Rio Grande do Norte já estão sendo convidados a preparar seus animais para ofertar durante a feira. Os interessados podem procurar o Escritório Técnico Regional da ABCZ, pelo telefone (84)3272-6024, com Rodrigo Madruga.

Fonte: Assessoria de Imprensa ABCZ

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.