8 de fevereiro de 2013

Programa DuPont Colheita Farta exibe saga de uma família paranaense na sojicultura mineira

Massaru Hachiya / Canal Rural.

O programa de tevê DuPont Colheita Farta, da DuPont Produtos Agrícolas com patrocínio do fungicida Aproach® Prima exibido no Canal Rural, destaca neste sábado (9) às 9h00 o trabalho da família Hachiya na sojicultura brasileira. Há cerca de 30 anos, o clã vendeu propriedades que mantinha no estado do Paraná para pôr suas fichas no cultivo da oleaginosa na região mineira de Unaí, hoje convertida em importante polo produtor.

Depois de enfrentar dificuldades de toda ordem e até mesmo a tentação de desistir e voltar ao Paraná, os Hachiya fizeram uso da famosa paciência oriental – a família tem ascendência japonesa -, perseveraram e agora figuram entre os mais produtivos sojicultores das Minas Gerais.

Sob a liderança de Massaru Hachiya, da terceira geração da família, o clã ambiciona chegar à marca de 65 sacas de soja/ha na safra em andamento. Para isso, conta principalmente com a tecnologia de ponta e a sapiência do pai, João, que desde sua chegada à Unaí convive com a falta de chuvas agravada pela incidência de pragas e doenças. Pai e filho encontraram juntos, por sinal, a estratégia que consideram vitoriosa no controle da ferrugem asiática ou ferrugem da soja: fazer aplicações preventivas do fungicida Aproach® Prima*.

“Nós trabalhamos pesado em cima de aplicações preventivas, pois estamos numa região muito propícia para a ferrugem asiática”, reforça Massaru. “Usamos o Aproach® Prima faz cinco anos e estou muito satisfeito com o resultado, desde então não tivemos nenhum prejuízo com a ferrugem”, ressalta conclui.

O programa DuPont Colheita Farta TV é reprisado aos sábados, às 13h30 e domingos, às 9h.

A empresa
A DuPont tem uma longa história de descobertas científicas e inovações que melhoraram a vida de bilhões de pessoas pelo mundo. Hoje, trabalhamos com mais pessoas e em mais lugares do que antes. Porque acreditamos que as respostas para os maiores desafios enfrentados pela humanidade podem ser encontradas através da inovação. Através do trabalho em conjunto com universidades, governos, empresas e organizações, podemos encontrar novas e melhores formas de fornecer alimento, energia e proteção necessários para uma população em constante crescimento. Na DuPont, é assim que trabalhamos melhor: lado a lado, aplicando nosso vasto conhecimento científico para solucionar problemas complexos pelo mundo afora. Isto significa trabalhar em um “colaboratório”.

Segurança e saúde no campo
A DuPont desenvolve 4 projetos especiais voltados ao uso correto e seguro de defensivos agrícolas, sob a plataforma Segurança e Saúde no Campo: DuPont na Escola, DuPont Mulheres no Campo, DuPont Natureza e DuPont na Universidade. Todos têm, também, objetivo de difundir boas práticas agrícolas. Cerca de 700 mil agricultores e profissionais rurais já foram treinados nos últimos anos. A DuPont é parceira do inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias -, uma entidade sem fins lucrativos que representa a indústria em sua responsabilidade de destinar embalagens vazias para reciclagem.

 

Fonte: Site Canal Rural

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.