11 de março de 2013

Primeiros clones de tabapuã serão registrados amanhã na ABCZ

Registro dos clones será na terça-feira (12/3) Foto: Maurício Farias (ABCZ).

Seis clones da raça tabapuã serão registrados nesta terça-feira (12/3) pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O registro dos animais será no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), às 14h00, com a presença do presidente da ABCZ, Eduardo Biagi, e de toda a diretoria da associação.

Serão os primeiros registros genealógicos de clones da raça emitidos pela ABCZ. O animal clonado é a fêmea Ribalta da Araguaia, pertencente ao criador Giorgio Arnaldi, proprietário da Fazenda Buona Sorte, localizada em Mozarlândia (GO). Eles têm entre 7 e 8 meses de vida e, conforme determina o regulamento do Serviço de Registro Genealógico, levarão o nome do animal clonado, acrescido de TN (abreviação de Transferência Nuclear) e do número referente à de ordem de nascimento (Por exemplo, o clone que nasceu primeiro será registrado como Ribalta da Araguaia TN1 e o último como Ribalta da Araguaia TN6).

A doadora Ribalta da Araguaia tem quase 20 anos. Ela descende da genética Pampulha, uma das linhagens que deram origem à raça tabapuã e que era selecionada pelo senhor Dozinho, em Nanuque (BA). “Decidimos pela clonagem porque Ribalta da Araguaia é uma fêmea que apresenta ótimos índices zootécnicos, principalmente longevidade, eficiência reprodutiva, precocidade e habilidade materna, além de desmamar bezerros mais pesados. É uma genética que pode ser usada tanto para produzir animais para produção de carne a campo quanto para produção de genética e de campeões de pista”, assegura Arnaldi. Os seis clones foram feitos pela empresa Cenatte Embriões.

Pesquisa inédita

Obter vários clones de idade semelhante é um caso raro na pecuária. Isso permitirá a realização de uma pesquisa inédita com raças zebuínas para verificar como será o desenvolvimento de indivíduos de mesma genética, mas criados com manejo diferente. A ABCZ fará o estudo em parceria com diversas instituições de pesquisa e com a Fazenda Buona Sorte.

Fonte: Site ABCZ

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.