4 de março de 2013

PNAT abre inscrições e registra balanço positivo em três edições

Última seleção do PNAT acontecerá na ExpoGenética. Foto: M. Furtado (ABCZ).

Próximo de realizar mais uma seleção para identificar touros jovens de alta qualidade genética, o Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) contabiliza mais de 14 mil doses de sêmen de zebuínos distribuídas gratuitamente em todo o país. Vinte e oito reprodutores de várias raças zebuínas estão sendo avaliados pelo PNAT.

Em 2013, novos touros ingressarão no programa. A lista de animais aptos a participar da seleção está disponível no site do PMGZ (www.pmgz.org.br). Foram pré-selecionados 7.820 touros com idade entre 18 e 30 meses (tendo como data base 15 de agosto de cada ano) e com iABCZ (TOP) até 6% para a raça brahman, gir e tabapuã e até 3% para as raças guzerá e nelore. Os animais inscritos serão avaliados por um técnico da ABCZ e precisam estar aptos à reprodução (comprovado por meio de exame andrológico). O prazo de inscrição termina em julho.

Todos os reprodutores que forem aprovados na inspeção técnica participarão da última etapa de seleção durante a ExpoGenética 2013, feira que acontecerá de 17 a 25 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

Balanço
Em três anos de PNAT, já foram comunicadas à ABCZ as inseminações de 7.577 doses, que geraram o nascimento de 3.006 bezerros. Dos animais nascidos, 828 já fizeram a primeira pesagem no Controle de Desenvolvimento Ponderal (CDP). “O PNAT é um identificador da genética, com resultados de ponta a ponta. As avaliações que serão feitas com os filhos dos touros em teste possibilitarão gerar, com grande confiabilidade, DEPs para diversas características. Com isso, completaremos um ciclo, que é contínuo, de identificar de opções genéticas para o criador brasileiro”, garante Lauro Fraga, gerente de Fomento do PMGZ.

O material genético dos touros em teste já chegou a 155 propriedades, localizadas em 17 estados brasileiros, cadastradas como “Rebanho Colaborador”.

Fonte: Site ABCZ

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.