28 de julho de 2011

8º Congresso Brasileiro de Marketing Rural destaca a comunicação entre o campo e a cidade

Começou na terça-feira, 27 de julho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, o 8º Congresso Brasileiro de Marketing Rural, promovido pela ABMR&A – Associação Brasileira de Marketing Rural. A cerimônia de abertura, comandada pelo presidente da entidade, Mauricio Mendes, contou com a participação da secretária de Agricultura do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, e do presidente da ForCom, Dalton Pastore.

Em seu discurso, Mauricio Mendes explicou o motivo da escola do tema do congresso, Os desafios do marketing do agronegócio: do produtor ao consumidor. Segundo ele, o marketing nasceu e se fortaleceu fazendo um caminho que vai da indústria até o produtor: “a indústria – de defensivos, saúde e nutrição animal, de fertilizantes e de equipamentos – sempre teve papel fundamental ao levar junto aos produtos tecnologias mais atuais. Se antes o campo produzia para as traders, indústrias de óleos, sucos ou frigoríficos, hoje produzem para os mercados, supermercados e lojas de departamentos do Brasil e do mundo. Produzimos para todos os cidadãos do campo e da cidade. As exigências e necessidades da sociedade, através do consumidor, estão impactando de maneira crescente os produtores no campo”.

Por isso, afirmou o presidente da ABMR&A, deve-se fazer chegar ao campo as mensagens que vêm da cidade em relação às suas preferências de consumo, suas preocupações ambientais e sociais. Porém, disse, “a comunicação também deve percorrer o sentido oposto, do produtor ao consumidor, ou seja, aqueles que estão produzindo de forma sustentável, através de boas práticas de produção devem se fazer notar pelo seu cliente final, através de sua identificação, sua marca. Assim, estamos diante de um terreno vasto e bom para se fazer marketing de forma plena”.

Mauricio Mendes relembrou suas palavras durante a XVI Mostra da ABMR&A, evento que premia as melhores ações de comunicação do setor agro, realizada no ano passado, quando disse que “é preciso também comunicar ao cidadão urbano a importância do campo. Importância que não se limita ao destaque que tem para a economia do país; que não se limita ao papel vital que tem para a alimentação digna das pessoas. A importância que tem na preservação dos bens naturais do planeta, da água, das matas e da fauna. Não há quem conserve melhor esses bens do que o homem do campo, os produtores do campo. E o mundo urbano precisa saber disso. Precisamos informar a todos que o nosso etanol é mais limpo, que não ocupamos área de produção de alimentos e nem desmatamos para produzi-lo. É preciso informar que nosso gado tem a mais saudável alimentação; que nosso papel e carvão vêm de floresta plantada e não de desmatamento de vegetação nativa”.

E lembrou que as ações para tentar mostrar isso melhor para a sociedade se materializaram com o recente lançamento do Movimento Sou Agro.

Em seguida, a secretária de Agricultura do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, falou da importância do marketing no agronegócio, exemplificando como os considerados excelentes trabalhos da sua Secretaria não são conhecidos pela sociedade como um todo. Mônika destacou os desenvolvidos pelo Instituto de Zootecnia e pelo tradicional IAC – Instituto Agronômico, de Campinas, que exercem papel fundamental na pesquisa para melhoria e aumento da produção e produtividade de boa parte dos alimentos consumidos nos centros urbanos.
Dalton Pastore, presidente da ForCom, abordou as duas faces do marketing do agronegócio: o marketing voltado para o produtor rural e o voltado para consumidor. Disse que o brasileiro é muito bom da porteira para dentro, mas precisa ajuda da porteira para fora, e que é necessário saber falar com a população urbana e melhorar a imagem do campo.

O 8º Congresso Brasileiro de Marketing Rural e Agronegócio, uma realização da ABMR&A – Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio termina dia 28 de julho (quinta-feira) ocorre durante as feiras de negócios AGRINSUMOS Expo&Business e INDUSPEC Animal Expo&Business, no Transamerica Expo Center, promovidas pelo Grupo Informa.

Fonte: Assessoria de Imprensa Grupo Publique

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.