26 de março de 2013

Minas Láctea é o maior evento laticinista da América Latina

Foto: Divulgação.

Reunião realizada em 18 de março, na sede da Epamig em Belo Horizonte, definiu importantes mudanças no principal evento de difusão de tecnologias no setor laticinista da América Latina, realizado anualmente em Juiz de Fora. O MINAS LÁCTEA 2013 vai reunir os tradicionais eventos: EXPOMAQ – Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista; EXPOLAC – Exposição de Produtos Lácteos; e Concurso Nacional de Produtos Lácteos.|

O Minas Láctea 2013 será realizado de 16 a 18 de julho, no Expominas, em Juiz de Fora. A expectativa é que cerca de 130 empresas nacionais e estrangeiras participem da 41ª EXPOMAQ apresentando novidades em maquinários, embalagens e insumos para a indústria de laticínios. Na EXPOLAC, o público poderá conferir a tecnologia empregada pela indústria durante o processo produtivo. Nesse espaço, destinado à degustação tecnológica, serão apresentados produtos lácteos já conhecidos do consumidor.

O 40º Concurso Nacional de Produtos Lácteos conta com participação de indústrias de diversos estados do Brasil, que apresentam produtos para concorrerem nas categorias: Queijo Prato, Gouda, Provolone, Parmesão, Reino, Minas padrão, Requeijão Cremoso, Doce de Leite Pastoso, Gorgonzola, Manteiga de primeira qualidade e Destaque Especial (qualquer produto lácteo – queijos, doce de que tenha pelo menos uma característica inovadora ou funcionalidade). A avaliação é feita por profissionais de universidades, serviços de inspeção federal, estadual e municipal e técnicos das indústrias.

Novidades
O circuito de palestras Lac’Idea será uma das novidades do Minas Láctea  2013. O novo canal para a difusão de tecnologias sobre insumos, equipamentos e técnicas para a produção de lácteos será realizado de forma bienal e alternada com as palestras científicas promovidas pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), que foram realizadas em 2012 e retornam à programação em 2014.

Outra novidade do Minas Láctea 2013 será a presença da miniusina de laticínios da Epamig, a Via Láctea, que integrará pela primeira vez a programação do evento. Na miniusina o público tem acesso à tecnologia de fabricação de produtos lácteos desenvolvida pela EPAMIG. A Via Láctea reproduz para o público o funcionamento de uma indústria de lácteos, desde a análise da matéria-prima até a distribuição do produto. Ao final, os visitantes degustam os produtos e recebem informações sobre como produzir, quais os equipamentos necessários, a importância da higiene na produção e na qualidade dos alimentos.

Implantado em 2012, o projeto “Fino Paladar”, estará presente nesta edição do evento. Neste espaço o público pode experimentar produtos que utilizam tecnologias em implementos, embalagens e insumos desenvolvidas pelas empresas expositoras e esclarecer dúvidas sobre as características dos produtos expostos.

Cursos
O Instituto de Laticínios Cândido Tostes realizará, no mesmo período do Minas Láctea, cursos de formação em Leite e Derivados. Os nove cursos serão realizados, na sede do ILCT, entre os dias 16 e 18 de julho. A programação completa e mais informações sobre os cursos podem ser obtidas no site http://www.candidotostes.com.br/cursos.

Fonte: Ascom Epamig

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.